Reunião define por criação de comitê contra a dengue

A situação agora é muito delicada e precisamos de todos. Na reunião na tarde desta sexta, no gabinete da prefeitura, secretários de diversas pastas e o vice-prefeito Elísio Sgrott, definiram pela criação de um comitê gestor para avaliar as ações no combate ao mosquito Aedes Aegypti, que chegou definitivamente ao estado e é responsável pela transmissão de três vírus.

Junto a reunião aconteceu a apresentação feita por Mathie Rossini Corrêa, supervisora do programa de controle à dengue da Gerência Regional de Saúde de Laguna, que atua em parceria com a Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVE) de Santa Catarina. “A situação está em um nível muito sério e é preciso combater como se fosse uma guerra”, ressalta a supervisora.

Na reunião foram definidas estratégias de combate com a participação de diversas secretarias, como saúde e educação, onde deve haver maior envolvimento da comunidade com as agentes comunitárias, e com os pais através das escolas.

Na próxima semana todos os secretários serão chamados para uma reunião, com o objetivo de montar um comitê gestor para reuniões semanais para monitorar o andamento das estratégias e o combate.

 Neste sábado acontece o dia D de combate a dengue e a Secretaria de Saúde já está realizando ações de conscientização nos veículos de comunicação, inclusive com campanha nas rádios e carro de som. Neste sábado haverá blitz educativa nas entradas da cidade.

 A Organização Mundial da Saúde declarou em fevereiro o caso como uma questão de emergência e importância mundial. A Secretaria de Educação definiu que o combate ao mosquito será o tema que os candidatos a Prefeito Mirim deverão trabalhar este ano.

A Secretaria também vai realizar esta aula com pais, professores e gestores escolares para ampliar o alcance das informações. 

Texto: João Batista

Fotos: Emanuelle Querino