Mais de 300 profissionais de educação preparam-se para receber estudantes
O ano letivo começa na próxima segunda-feira (15) e os 3.600 alunos da Rede Municipal de Educação podem esperar encontrar professores, diretores, coordenadores e toda a equipe escolar com muita motivação. Isso porque a Secretaria de Educação da Prefeitura de Imbituba realizou nesta quinta-feira (11) uma vivência motivacional focada no autoconhecimento e nas habilidades interpessoais de relacionamento com os 320 profissionais da equipe.
Com o tema “Plantando sonhos, trabalhando a terra, balanço da colheita e a preparação para a nova safra” o contador de histórias Alexandre Camilo, que é formado em Artes Cênicas, pós-graduado em Teatro Brasileiro, dramaturgo, ator e diretor, aplica a didática e a pedagogia no teatro, voltando sua apresentação ao psicodrama e à programação neurolinguística.
A secretária de Educação, Michela Freitas, agradeceu a todos pela oportunidade de mais um ano de trabalho. “Precisamos entender que os problemas da escola são de todos nós, seja quem começou hoje ou quem já está há muitos anos. Na Educação quando erramos é tentando fazer o melhor sempre, pois não podemos errar com aqueles que são o nosso futuro. Desejo que a vivência de hoje seja importante para refletirmos sobre nós mesmos e tonar cada vez melhor o nosso ambiente de trabalho”.
Com muito humor, amor e fé, Alexandre falou sobre a importância da linguagem corporal em sala de aula e no relacionamento com os colegas, tão relevante quanto o conteúdo da fala. Também descreveu tipos de personalidades predominantes e suas características, bem como ofereceu ferramentas de identificação para que cada um encontre aceitação própria e possa adaptar-se ao outro. Encerrou com uma reflexão interior e individual, estimulando o perdão e o agradecimento.
Na quarta-feira os diretores e coordenadores já tiveram uma reunião com a equipe da Secretaria de Educação. As serventes/merendeiras não participaram do encontro pois estão em outro curso, com palestras sobre autoconhecimento e boas práticas de manipulação e higienização do ambiente escolar, além de aulas práticas de receitas para escolas e centros municipais de educação infantil.
Fotos: Claudio Moreira Lima
Atenciosamente,
Emanuelle Querino Alves de Aviz