EducaSUS promove educação permanente para profissionais da saúde

Os profissionais da área da saúde de Imbituba que atuam na rede pública estão tendo a oportunidade de se manter atualizados e oferecer um melhor atendimento ao cidadão. Iniciou no mês de janeiro e segue até abril o curso “Introdutório para profissionais da saúde da família e Nasf” (Núcleo de Apoio à Saúde da Família) que é focado na efetivação do Sistema Único de Saúde (SUS). Os quatro módulos abordam a história da SUS, processo de trabalho na atenção básica, ferramentas para o trabalho na atenção básica, autoavaliação, programação local e monitoramento das ações.

Em novembro de 2015 a Secretaria Municipal de Saúde iniciou  o EducaSUS, que é a implementação da Política Municipal de Educação Permanente em Saúde – POMEPS Imbituba, em parceria com a Faepesul, Unisul e Amurel, que selecionam profissionais qualificados para ministrar os cursos e garantir uma excelência em qualidade no aprendizado dos profissionais da saúde.

A aula inaugural teve o tema SUS e ESF (Estratégia Saúde da Família) Ativos e Significativos, refletindo sobre o protagonismo dos profissionais de saúde e a busca de sentido para a vida pessoal e profissional. Em dezembro a capacitação foi direcionada para os profissionais da saúde mental que atuam na atenção básica, sendo que todos do Centro de Atenção Psicossocial – CAPS, NASF, médicos, enfermeiros e dentistas das ESF. 

“O projeto de instituir a Política de Educação Permanente em Saúde em Imbituba é algo que se busca ha alguns anos, mas somente agora, juntamente com a aprovação e incentivo do prefeito Jaison Cardoso, que considerou este projeto de fundamental importância para melhor trabalharmos na saúde e atendermos os munícipes, estamos conseguindo efetivar este projeto com excelência”, afirma a secretária de saúde Maria Martins.

 

Fotos: Claudio Lima

 

Atenciosamente,

Emanuelle Querino Alves de Aviz