Tenda Literária estará em Itapirubá neste final de semana


Um banho de cultura nas praias de Imbituba é o que promete a Tenda Literária. O evento, que está na segunda temporada, terá o primeiro final de semana na praia de Itapirubá (Sul) nestes dias 9 e 10 de janeiro, das 9h30 às 21h30. É uma opção cultural, de iniciativa da Biblioteca Pública Municipal Cônego Itamar Luiz da Costa, da Secretaria de Turismo, Esporte e Cultura do Governo de Imbituba. O espaço cultural terá livros à disposição, contação de histórias, mostras de cinema, música, além de intervenções e apresentações artísticas. 

Gláucia, bibliotecária e gerente de fomento e incentivo à cultura, que coordena o projeto, afirma que o verão 2016 em Imbituba vai ser culturalmente atrativo e enfatiza que cada edição apresenta e aproxima os participantes. “Vale a pena você conferir cada atração. No verão 2015 a Tenda Literária recebeu a doação do livro “O consertador de coisas”, doado e escrito por Milene Barazzetti e neste edição a escritora e contadora de histórias, que passa as férias em Imbituba, irá integrar a programação da Tenda. A satisfação em poder trocar com o turista que nos visita é muito gratificante, a proposta da tenda é realmente esta tornar a cultura viva”destaca.

Para o prefeito Jaison Cardoso a Tenda Literária é mais um atrativo para a cidade. “O investimento da prefeitura nesse projeto representa a importância que este evento cultural tem para a comunidade e turistas. Participei no ano passado e vi que realmente era uma ação criativa e com um retorno imensurável”, afirma.  

A tenda apresenta um acervo selecionado para gostos diversificados, com a curadoria de Talitha Gresele Ozorio e Gláucia Maindra. “Haverá distribuição gratuita de exemplares do Jornal Bem Estar – Litoral Sul. Na Praia de Itapirubá contamos com o apoio do Restaurante Caputera, Pereira’s Beach Bar e Restaurante, Boi Gordo Lanches e a equipe Tenda Literária 2016 veste Empty”, agradece Gláucia aos parceiros.

 

Como funciona?

 

Tanto os turistas quanto a comunidade residente em Imbituba poderão realizar o empréstimo de livros. Para efetuar empréstimo de livros é preciso apresentar na Tenda documento de RG ou CPF e ao final do dia devolver o livro. Para efetuar o cadastro de leitor, para quem reside em Imbituba, basta apresentar comprovante de residência atual na cidade em nome próprio, ou nome dos responsáveis; RG; CPF e duas fotos 3×4. Para imbitubenses é possível emprestar até três livros por 15 dias, que podem ser renovados via telefone, internet e presencialmente na Biblioteca. Um dos objetivos da Tenda, aproximar e facilitar o acesso aos recursos que a biblioteca oferece.

 

Programação Tenda Literária

Livros, leitura, literatura, informação e contação de histórias

Data: 9 e 10 de janeiro – Praia de Itapirubá – Sul, ponto de referência: entre o Restaurante Caputera e o Costão.

Horário: das 9h às 21h30

Participação livre e gratuita

Informações: https://www.facebook.com/tendaliteraria

 

09/01 – Sábado
9h40 – Trilha de Verão conduzida pelo Coletivo TaiáTerra, com saída da Tenda Literária em Itapirubá. Os condutores recomendam levar na trilha: roupas leves, calça e camisas longas protegem de aranhões; sapatos adequados, fechados e com sola não escorregadia; chapéu ou boné, protetor solar e óculos escuros; garrafas com água conforme a necessidade de cada um e lanche.

10h30 – Fauna dos Bichos, com Projeto de Monitoramento de Praias – Bacia de Santos – O PMP-BS apresentará os animais marinhos que habitam as praias de Imbituba e proximidades, seus hábitos, costumes e características e também o trabalho do Projeto de Monitoramento de Praias.

11h30 – Contação de histórias, com a escritora Milene Barazzetti

13h – Diny Espíndola e Priscilla Fargnolli interpretam “Valsinha” de Chico Buarque e Vinícius de Moraes

15h – Oficina de Cartão Artesanal, com Ecomarine (7 vagas – inscrição no local)

16h – Intervenção com palhaço Pacacoenco (Charles Augusto, Itajaí-SC)

18h – Onda Free – Surf Music, com Charles Santiago e Jeferson Tiago

19h – Vivência e Roda de Capoeira, com o Grupo Cordão de Ouro

20h – Exibição do Circuito Estadual de Cinema Infantil, traga sua cadeira ou toalha de praia e aproveite!!!

 

10/01 – Domingo

9h30 – Dança Circular, com Kharina Oleksiuk

11h – Aprendendo com as Baleias, com o Projeto Baleia Franca (PBF) – A oficina tem por objetivo abordar questões sobre as baleias, educar e conscientizar de forma divertida e interativa, com experiencias práticas!

13h – Diny Espíndola e Priscilla Fargnolli interpretam “Valsinha” de Chico Buarque e Vinícius de Moraes

15h – Encantação de histórias, com Ailton Pereira Junior

16h – “Sonoros Transcendentais”, com Bruno Ozório

17h30 – Roda de Leitura Tenda Literária

18h – Prática de Yoga, com o Instrutor Fernando do Espaço Prashanti

19h – E.V a Sigla – Rap Nacional

20h – Exibição de filmes do Circuito Revelando os Brasis ANO IV, traga sua cadeira ou toalha de praia e aproveite!!!

 

Durante o evento você poderá prestigiar a exposição “Da escrita (a) cor”, do artista Ailton Pereira Junior.

 

Próximas edições Tenda Literária 2016


Janeiro

23 e 24, das 9h30 às 21h30 – Praia do Rosa – Sul (próximo à Lagoa do Meio)

 

Fevereiro

06 e 07, das 9h30 às 21h30 – Praia da Vila – Canto da Praia

20 e 21, das 9h30 às 21h30 – Praia da Vila – Vila Nova (Rimsa)

 

Março

05 e 06, das 9h30 às 21h30 – Barra de Ibiraquera

 

Confira abaixo os vídeos de 2015 e conheça o projeto da Tenda Literária 2016 em:

https://docs.google.com/presentation/


Barra de Ibiraquera
http://youtu.be/L5hyznvlEj0 

Praia de Itapirubá – Sul
https://youtu.be/KeV1Odn_UWo

Praia do Rosa
https://youtu.be/VAj8GaXzwhE

Praia da Vila 
https://youtu.be/88Jta372XgA

 
Informações sobre os artistas e propostas

 

Ailton Pereira Junior apresenta em suas telas a série “Da escrita (a) cor” as pinturas propõem um diálogo entre cores e palavras. “Uma simples tentativa de misturar lugares da literatura com lugares da pintura. Do livro para a tela. São poesias, são cores e massas, são volumes e luzes, são referências a escritores. Mas mais do que isso é uma sugestão de imagem que me constituí, seja pela literatura ou seja pela pintura”, comenta Ailton.

 

Bruno Ozório musicista autodidata. Sua história com as sonoridades percorrem um caminho de 15 anos. Sua Proposta ao transmitir os Sonoros é despertar os diversos tipos de sentimentos através dos instrumentos, cantos e dança. Hoje seus instrumentos base são: Sitar (instrumento Indiano) Harmonium (Instrumento Indiano) e violão.

Circuito Estadual de Cinema Infantil – a primeira exibição do Circuito Estadual de Cinema Infantil 2015 acontecerá neste final de semana junto ao Festival de Inverno na Barra de Ibiraquera. A exibição é resultado da Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis, que já esta na sua 14º edição e realiza anualmente o Circuito Estadual em cidades catarinenses. Esse é o segundo ano que a Biblioteca Pública Municipal Cônego Itamar Luiz da Costa é selecionada para parceria. Venha com a família. Para saber mais sobre o Circuito Estadual de Cinema Infantil acesse: http://www.mostradecinemainfantil.com.br


Coletivo TaiáTerra Condução Ambiental Local é composto por condutores formados pelo Instituto Federal de Educação Tecnológica de Santa Catarina – IFSC Campus Garopaba; e credenciados pelas prefeituras. “Trilhas de Verão” pretende apresentar a região de Imbituba aos visitantes através de trilhas e caminhadas nas proximidades da Tenda Literária. Durante o trajeto os condutores apresentam aspectos da educação ambiental sobre a fauna e flora local; resquícios arqueológicos, contos, causos e lendas; cultura de base açoriana e turismo comunitário.

 

Diny Espíndola e Priscilla Fargnolli são idealizadores do Grupo FORMAS. Formados em Ribeirão Preto – SP no CAD – Centro Avançado de Dança, atuando profissionalmente na Equilíbrio Cia de Dança. Atualmente são responsáveis pelo desenvolvimento dos projetos do Grupo FORMAS. Nesta segunda temporada da Tenda Literária Diny e Priscilla interpretam “Valsinha” de Chico Buarque e Vinícius de Moraes.


Ecomarine Clothing cria camisetas, cartões, espelhos e outras lembranças artesanais da Baleia Franca.

 

Espaço Prashanti – um espaço destinado ao autoconhecimento onde, através de práticas como yoga massagem e outras terapias, busca fazer com que cada indivíduo reconheça sua verdadeira essência e se estabeleça no Ser. Fernando mora em Imbituba onde dá aulas, estuda e pratica Yoga. 

E.V a Sigla – Rap Nacional – Grupo de Rap Formado em 2000 puramente independente, abordam temas rotineiros em suas letras e buscam sempre exaltar sua origem catarinense.  Hoje composto por dois integrantes estão correndo para lançar seu segundo CD.


Grupo de capoeira Cordão de Ouro propõe difundir e proporcionar a cultura afro-brasileira à comunidade de Itapirubá e todos os seus visitantes, o Grupo de Capoeira Cordão de Ouro desenvolve aulas de capoeira gratuitas toda segunda-feira às 19h30 no Bar e Restaurante Siri Cascudo – Estrada principal de acesso a praia de Itapirubá. As atividades de capoeira são resultado de um projeto aprovado no Programa Municipal de Incentivo à Cultura de Imbituba – Procult, que aguarda pessoas e empresas interessadas em apoia-lo.

Kharina Oleksiuk
 comenta que as danças circulares são utilizadas para reunir pessoas em alegres celebrações, promovendo e harmonizando tanto o indivíduo quanto do grupo. O círculo é um poderoso símbolo de unidade e totalidade; ao dançarmos de mãos dadas simbolizamos a confiança e o apoio mútuo. No círculo não existe hierarquia, formamos um grupo cooperativo, onde os participantes podem ajudar a superar os erros uns dos outros. Além de nos auxiliar a tomar consciência do corpo físico, a dança acalma o emocional, trabalha a concentração e a memória. Ao contatarmos a nossa essência, percebemo-nos conectados à Força Universal. Kharina Oleksiuk é Artista Plástica formada pela UFRGS, pós-graduada em “Progettazione di Moda” pelo “Istituto per l’Arte e il Restauro” (Florença / Itália) e em Psicologia Transpessoal pela UNIPAZ-SUL (Porto Alegre). Facilitadora das Danças do Tarô, criadas pelo Grupo Chama de danças meditativas.

 

Milene Barazzetti é professora da Rede Pública de Novo Hamburgo e da Pós Graduação do Censupeg. Contadora de histórias e escritora desde sempre, mas profissionalmente desde 2009. Atuou em Bibliotecas escolares e hoje é responsável pela Biblioteca Fábrica do Saber da SMED/NH. Participa de feiras e eventos literários. Tem um livro publicado com o título “O consertador de coisas” e vários contos em antologias portuguesas e brasileiras. É integrante da AEILIJ e diretora infanto juvenil da AGES.


Pacacoenco integra o núcleo artístico “Ospália”, que conta com parcerias de artistas das mais diversas áreas proporcionando uma grande variedade de performances e intervenções que podem ser feitas por encomenda ou apresentadas à pronta entrega. Onde o palhaço se encontra cara-a-cara com seu público.


Projeto Baleia Franca abordará questões sobre as baleias, além de educar e conscientizar de forma interativa, com experiências práticas! O Projeto Baleia Franca foi criado em 1982, atua na proteção, conservação e recuperação populacional das baleias em águas brasileiras. O PBF é mantido com apoio da Santos Brasil.

Projeto de Monitoramento de Praias

Um programa pioneiro no litoral sul de Santa Catarina, e também no Brasil, poderá reunir informações valiosas para novas descobertas sobre a vida de animais marinhos e a influência de fatores externos que ocasionam suas mortes. O Programa de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos – PMP-BS é uma condicionante do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis – Ibama para exploração do petróleo e gás natural na Bacia de Santos e começou a ser realizado, diariamente, em onze praias de Laguna e Imbituba.

Revelando os Brasis é um projeto de formação e inclusão audiovisuais de moradores de pequenas cidades. Qualquer brasileiro maior de 18 anos, residente em municípios com até 20 mil habitantes, pode inscrever uma história original real ou de ficção no Concurso Nacional de Histórias. 
O Revelando os Brasis é realizado pelo Instituto Marlin Azul, com patrocínio da Petrobras desde a primeira edição, e a parceria estratégica da Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura. O projeto conta também com a parceria do Canal Futura e os apoios da TV Brasil. Conheça o projeto em: http://www.revelandoosbrasis.com.br/



Texto: Emanuelle Querino Alves de Aviz