Projeto de Fortalecimento do Turismo de Observação de Baleias faz planejamento para 2016
O projeto de Fortalecimento do Turismo de Observação de Baleias no Litoral Catarinense tem como objetivo posicionar a região da APA da Baleia Franca como destino turístico de excelência no segmento de ecoturismo, por meio do aumento da competitividade e sustentabilidade dos pequenos negócios de turismo, contribuindo para minimização da sazonalidade da demanda turística regional. Será executado, nesta etapa, com a integração dos municípios de Laguna Imbituba e Garopaba – formando a Rota da Baleia Franca, com roteiros de ecoturismo para o período de junho a outubro, baixa temporada.
A execução do projeto é de 2015 a 2017, e como o ano esta terminando, os realizadores – SEBRAE Santa Catarina e Prefeituras dos três municípios – se reuniram na sede do SEBRAE em Criciúma, para analisar as realizações do projeto em 2015 e planejar o próximo ano.
As principais realizações de 2015 elencadas foram: formação do comitê gestor do projeto-com 27 entidades – para integração e mobilização dos atores do turismo, a realização de diagnóstico turístico do território e de um plano de marketing turístico para a Rota, com a participação do trade dos 3 municípios na sua construção. Foi também realizada uma Missão Técnica para Bahia, em outubro deste ano, para “benchmarking” em serviços turísticos, que oportunizou a experiência de empresários e entidades ligadas ao turismo local, visitar atrativos e buscar práticas bem sucedidas.
O planejamento de trabalho para o projeto de Fortalecimento do Turismo de Observação de Baleias no Litoral Catarinense do SEBRAE em 2016 foi construído de forma participativa, com Secretarias de Turismo dos municípios participantes e Gestores do SEBRAE. As estratégias foram construídas seguindo os eixos de ação determinados no projeto, tais como: estruturação e gestão do projeto, desenvolvimento empresarial, acesso a mercados, ações específicas de desenvolvimento do segmento de ecoturismo no território.
Muitas novidades foram planejadas para o desenvolvimento turístico do território, com destaque para planos de melhoria individual para as empresas que aderirem ao projeto, formação do “menu de experiências” em ecoturismo para a Rota nos três municípios(Laguna, Imbituba e Garopaba), capacitações dos empresários com cursos e palestras, inicio do estudo para a Obtenção do Registro de Indicação Geográfica (IG) para aumento da competitividade do destino, pesquisa para estudo de viabilidade de atividades de avistamento de Baleias, desenvolvimento de marca e material promocional para a Rota da Baleia Franca, uma missão técnica, participação em feiras do setor e fortalecimento da Semana da Baleia Franca, já realizada com sucesso em 2015.
Fonte: SEBRAE/SC
Atenciosamente,
Emanuelle Querino Alves de Aviz