Prefeitura de Imbituba implantará novo sistema de gestão do ISS

A Secretaria de Fazenda da Prefeitura de Imbituba apresentou aos profissionais de contabilidade da cidade o novo sistema de gestão do Impostos Sobre Serviços, o FintelISS. É um sistema especializado que tem como objetivos principais a modernização do ISS, a otimização e agilidade nas rotinas operacionais, o aumento na arrecadação do município, a aproximação do Fisco com o contribuinte e a redução nos custos operacionais. 

O encontro com os contadores foi realizado na manhã de quinta-feira (19), no Ceges, para que todos conheçam este novo software. A equipe de consultores da empresa Fintel Tecnologia, que desenvolve o programa, foi responsável pela apresentação. O novo sistema deve entrar em vigor a partir de 01/01/2016. A equipe de fiscalização da prefeitura está passando por um treinamento para a implantação do sistema. 

O secretário de Fazenda, Ivam Vitório, afirma que o FintelISS reduzirá custos, já que é totalmente digital e aumentará a receita do ISS, pois prevê a emissão de Cupom Fiscal de Serviços – uma espécie de nota fiscal eletrônica simplificada – para atividades em que hoje há exigência de tributação mas a fiscalização é deficitária, como cartórios, quadras esportivas, motéis, farmácias de manipulação, espetáculos teatrais e circenses, parques, shows, estacionamentos, barbearias, cabeleireiros, entre outros. “Os contadores são os principais profissionais que precisamos nos aproximar, pois são eles que irão orientar os empresários sobre como realizar o recolhimento correto dos impostos”, explica. 

Para o prefeito Jaison Cardoso é uma ação necessária para manter a cidade com as contas em dia. “Nosso foco é na gestão eficiente, reduzindo custos onde é possível e investindo onde é mais necessário. Com a diminuição e atrasos nos repasses da União e do Estado, os municípios têm sofrido para manter as contas em dia, mas aqui em Imbituba como nos preparamos para este período é o momento de buscar as melhores alternativas. Esta ação é importante para continuar a crescer, ou no mínimo, manter a curva de crescimento da cidade uma vez que ampliamos o controle sobre a arrecadação”, destaca.

Em breve, os contribuintes que prestem quaisquer das atividades mencionadas acima serão convidados para participar de treinamentos realizados pela Prefeitura, para então passarem a emitir o Cupom Fiscal de Serviços.

Outro ponto abordado foi a utilização pelos auditores fiscais do município de uma outra solução da Fintel Tecnologia para o controle e fiscalização de contribuintes do ISS. Este software efetua o cruzamento de dados de prestadores e tomadores de serviços, permitindo identificar aqueles que não estão efetuando o correto pagamento do imposto, similar ao sistema de “malha fina” da Receita Federal.

 

Texto e fotos: Emanuelle Querino Alves de Aviz