2º Recital Solidário com pianista internacional é nesta quarta
A Amai (Associação dos Amigos dos Autistas de Imbituba), juntamente com a Fundação do Bem e apoio da prefeitura de Imbituba e grupo RBS TV, estão promovendo o 2º Recital Solidário Amai 2015, no dia 21 de Outubro de 2015, as 20:30h no Imbituba Atlético Clube. Para esta edição, um grand quarteto, com novamente Alexandre Dietrich no piano recém chegado da Europa, Fernando de Carli no canto, e também o tenor imbitubense Giovane Cascais e belíssima Claudinéia Crescêncio.
Os últimos ingressos no valor de R$ 25,00 ainda estão a venda na Ótica Nany e na padaria Invipã, no Centro da cidade, ou com os diretores da associação.
Natural de Imbituba, Giovane é Barítono e integrante da banda da Polícia Militar de Santa Catarina, onde desde 1995 é regente. Além disso, é solista e já participou de diversos encontros musicais pelo Brasil, como o espetáculo “Vozes da Primavera” no ano de 1995 a 2005.
Já Claudinéia é formada em música pela Universidade Federal de Santa Catarina e também presente com grandes interpretações musicais pelo Brasil, além de duas especializações no currículo.
Toda a renda do concerto será destinada a manutenção da associação, que realiza um trabalho inovador e com uma equipe multidisciplinar no auxílio as pessoas com o TEA (Transtorno do Espectro Autista). “Além deste aspecto solidário, a apresentação irá trazer um pouco mais de cultura à nossa sociedade tão carente desses momentos e de grande sucesso em 2014”, destaca Rita Hipólito, presidente da entidade.
Currículos:
Alexandre Dietrich
Um dos mais atuantes artistas catarinenses, Bacharel em Música- piano pela UDESC, apresenta-se com frequência em importantes centros culturais do Brasil.
Possui uma carreira internacional, onde apresentou-se em palcos europeus nas seguintes cidades: Bruxelas, Paris, Lisboa, Bordeaux, Madri.
Nos EUA, todo ano Alexandre realiza uma turnê de piano solo, apresentando obras de compositores brasileiros como H. Villa Lobos, F. Mignone, Aldo e Edino Krieger (compositores catarinenses) e E. Nazarteh. Já apresentou-se nas seguintes cidades dos EUA: Los Angeles, Athens, Roanoke, New Orleans, Houston e Dallas.
Em Santa Catarina possui um trabalho de democratização e acesso a música erudita, em especial a música para piano, oportunizando milhares de crianças, jovens e adultos ao acesso gratuito da música erudita, com recitais didáticos.
Fernando De Carli
Natural de Joaçaba, estreou nos palcos de Florianópolis em 1994. Teve como principais professores: Carlos Besen, Rute Gebler, Neyde Thomas, Elaine Boniolo e Rio Novello, com quem ainda se aperfeiçoa. Interpretou Monostatos(Flauta Mágica), Gastone(La Traviatta) e Dancairo (Carmen), em montagens de Óperas completas produzidas pela Pró-Música de Florianópolis e Cia de Ópera de Santa Catarina, entre outros; foi semifinalista nos Concursos Francisco Mignone(RJ) e Aldo Baldin(SC), e obteve a 1ª colocação no Concurso Rosa Mística junto como o pianista Alexandre Dietrich com quem desenvolve duo de música de câmara que conta com apresentações no Brasil e USA. Em Master Classes estudou com professores da Itália, Portugal, USA e Romênia, sendo que o responsável pela maior mudança em sua voz e técnica vocal foi o baixo-barítono italiano Carlo Colombara. É graduado em Música pela UDESC e atualmente está cursando a Pós Graduação em Regência Coral pelo UNASP. Participou como professor de técnica vocal em cursos e seminários corais promovidos pela UFSC e Coral da Santíssima Trindade, e em Encontro de Músicos da Associação Catarinense da IASD. No Polyphonia Khoros, atua como preparador vocal, assistênte de regência e cantor. É o regente titular nos corais do Hospital Florianópolis e Imperial Hospital de Caridade, dividindo ainda com o violinista Alissom Unglaub, a regência do Coral Estreito Jovem e Coral Adventista de Florianópolis, ambos da Igreja Adventista do Sétimo Dia.
Giovane Cascaes Pacheco
Barítono, nascido em Imbituba, Santa Catarina, iniciou seus estudos de música em1971 com o maestro, Jucélio Patricio em Itajaí (SC). Em 1987 ingressou na Banda Sinfônica da Policia Militar do Estado de Santa Catarina como instrumentista, na qual a partir de 1995 passa a ser arranjador e regente.
Juntamente com a soprano Rute Gebler, participou de diversos eventos como cantor, arranjador, regente e ensaiador de corais e orquestras, entre eles o Espetáculo “Vozes da Primavera” no ano de 1995 a 2005.
Foi Solista sob a regência do maestro Carlos Lucas Besen nos espetáculos “Vozes da Primavera” e Associação Coral de Florianópolis ; maestro Nilo Vale com a Orquestra Sinfônica do Estado de Santa Catarina (OSCA); maestro Carlos Alberto Vieira com a Orquestra Municipal de Florianópolis; Missa da Coroação e Missa Brevis de Mozart; Magnificat e Oratório de Natal de Bach; Nona Sinfonia e Fantasia Coral de Beethoven; “Carmina Burana” de Carl Orff; Ópera “Cavalleria Rusticana” de Mascagni; Ópera “A Flauta Mágica” de Mozart; “Il Viaggio a Reims”, “La Gazza Ladra”, “L’Italiana in Algeri”, “La Cenerentola” de G. Rossini; “La Forza del Destino”, “Nabucco”, “Rigoletto”; ópera “Carmen” de Bizet; ópera “Lucia di Lammemoor” de Donizetti; “West Side Story” ( Leonard Bernstein).
Ao longo dos anos tem atuado como solista de Hinos e canções em diversos Estados do Brasil.
Seu repertório abrange estilos diversos como: Óperas, Musicais, Negro Spiritual, Jazz, Gospel, Populares (espanhóis, italianos, americanos e brasileiros) e Composições próprias.
Desde 1993 vem trabalhando na formação de Corais em Universidades, Empresas, Comunidades e Igrejas dentro do Estado de Santa Catarina como: ÚNICA- Centro de Educação Superior; EPAGRI- Empresa de Pesquisa Agropecuária de Santa Catarina; Prefeitura de Campos Novos; Associação do Ministério da Fazenda; SoftWay Contact Center, entre outros.
Em 2007 faz a Direção Musical do espetáculo “Brazil em Revista” de Sérgio Lima e Silva estreado no Teatro Ademir Rosa (CIC) em setembro e novembro do mesmo ano onde atuou como Diretor Musical, Arranjador, Regente e Cantor.
Claudinéia Crescêncio
Nasceu em Porto Alegre, Rio Grande do Sul. Iniciou seus estudos de música no ano de 1993 em Florianópolis (SC). Em 1995 torna-se aluna da soprano Rute Gebler participando como solista de vários eventos coordenados pela mesma. Diplomando-se em Licenciatura em Música na Universidade do Estado de Santa Catarina no ano de 2003, prosseguiu seus estudos artístico-pedagógicos sob a orientação da cantora lírica Elaine Boniolo: especialista na Metodologia Funcional do Estudo da Voz de Eugen Rabine, no Lied e Interpretação Operística. Em 2010 completa o curso Bacharel em Fonoaudiologia pela Faculdade do Estácio de Sá de Santa Catarina. Em 2014, torna-se pós graduada em Voz pelo Centro de Estudos da Voz em São Paulo. No mesmo ano, inicia uma segunda pós graduação em Fonoaudiologia Clínica pelo Instituto CEFAC, São Paulo. Foi Solista sob a regência do maestro Carlos Lucas Besen nos espetáculos “Vozes da Primavera” e Associação Coral de Florianópolis; maestro Nilo Vale com a Orquestra Sinfônica do Estado de Santa Catarina (OSCA); maestro Carlos Alberto Vieira com a Orquestra Municipal de Florianópolis; maestro Sérgio Figueiredo com a Orquestra da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC); maestro Jefferson De La Rocca com a Camerata Florianópolis; maestrina Mercia Mafra Ferreira com o Polyphonia Khoros; o regente Giovane Pacheco com a Banda Sinfônica da Policia Militar do Estado de Santa Catarina, interpretando as obras citadas abaixo:
Missa da Coroação e Missa Brevis de Mozart; Magnificat e Oratório de Natal de Bach; Nona Sinfonia e Fantasia Coral de Beethoven; “Glória” de Vivaldi; “Carmina Burana” de Carl Orff; Ópera “Cavalleria Rusticana” de Mascagni; Ópera “A Flauta Mágica” de Mozart; Ópera Madame Butterfly de Puccini; “Il Viaggio a Reims”, “La Gazza Ladra”, “L’Italiana in Algeri”, “La Cenerentola” de G. Rossini; “La Forza del Destino”, “Nabucco”, “Rigoletto”, “Dom Carlos” de Verdi; ópera “Carmen” de Bizet; ópera “Lucia di Lammemoor” de Donizetti; ópera “Sansão e Dalila” de Camile Saint-Saens ; “West Side Story” ( Leonard Bernstein); “Hair” (James Rado & Gerome Ragni & Galt MacDermot); “Um Sonho de Catarina” de Luisa Lampert e Charles Prochnow. Em 2005 participa como solista convidada do “Gloria” (A.Vivaldi) acompanhada pela Orquestra de Câmera da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). No mesmo ano (2005) participa como solista do espetáculo “A Ópera dos Sentimentos” coordenado pela professora de canto Elaine Boniolo interpretando as seguintes árias: “L’amour est un oiseau rebelle” (Bizet) e “Mon coeur s’ouvre à ta voix” (C.Saint-Saëns). Seu repertório de canções abrange compositores espanhóis, britânicos e alemães como: Manuel de Falla, Franz Schubert, Johannes Brahms, Robert Schumann, Benjamin Britten e Richard Strauss. Paralelamente aos seus estudos, foi professora de Canto no Conservatório Musical de Florianópolis (hoje chamado Opus – Espaço Cultural) de 2001 a 2005. Integrou o côro Polyphonia Khoros regido pela maestrina Mércia Mafra Ferreira atuando como solista e coralista. Foi integrante, como solista, do grupo Estúdio Vozes coordenado pela professora Rute Gebler de 1995 a 2004. .De 2003 a 2006 aperfeiçoou seus estudos técnicos vocais e interpretativos com a professora Elaine Boniolo através da Metodologia Funcional do Estudo da Voz.
Em 2006 participou do curso “Teórico-Prático de Exercícios de Voz: Enfoque Fisiológico” em Curitiba ministrado pela Fonoaudióloga Drª Silvia Pinho. Ainda com a mesma palestrante, em 2007, participou do “II Curso Teórico Prático de voz: Método Silvia Pinho” em Porto Alegre. Em 2008 participou de cursos com os renomados Professores de Canto Felipe Abreu (Workshop voz cantada popular) e Marconi Araújo (Masterclass: Canto lírico x Belting) organizados pela Fonoaudióloga Drª Maria Rita Rolim em Florianópolis e Drª Silvia Pinho em São Paulo, respectivamente.
Texto e fotos: João Batista Coelho Júnior