Imbituba mantém saldo positivo de empregos em dois meses

Em dois meses de queda histórica nacional na geração do empregos, Imbituba consegue manter caminho contrário e registrar novas vagas formais de emprego. Na divulgação dos dados de agosto, a cidade teve 19 contratações a mais que dispensas.


Em julho, o Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) do Ministério do Trabalho e Emprego também divulgou números que mostram a geração de novas vagas na capital nacional da baleia franca. Foram gerados 312 empregos e demitidas 282 pessoas, com um saldo positivo de 30. Esses números refletem caminho contrário a todas as cidades da região, que registraram mais demissões do que contratações, inclusive o estado e o Brasil.


Para o prefeito Jaison Cardoso, a economia sólida e a credibilidade do município, empresas e prestadores de serviço com pagamentos em dia, foram decisivos nesse resultado. “O fato do comércio de Imbituba e a rede hoteleira não terem demitido nesse período decisivo e o início da preparação para a alta temporada foram fatores determinantes nesses dados”, acredita.


O Secretário de Desenvolvimento Econômico, Antônio Clésio Costa, também destacou os investimentos em infraestrutura, e que esses números podem aumentar com as novas empresas da área industrial. “Temos empresas em fase final de instalação e que logo estarão contratando e as perspectivas otimistas de crescimento em Imbituba tem atraindo muitos investidores e gerando novos negócios”.


Em nível estadual, Santa Catarina contabilizou o fechamento de 6.925 empregos. Em julho, o dado foi de quase 15 mil postos de trabalho fechados. Foram 77.631 contratações e 84.556 demissões no período, o pior resultado deste mês desde 1995. 


Pelo quinto mês consecutivo, houve queda no nível de emprego formal celetista no país. No mês de agosto observou-se redução de 86.543 postos de trabalho.

 

 Texto: João Batista Coelho Júnior

Fotos: Cláudio Lima/Arquivo da área industrial