3ª Conferência de Cultura valida adesão ao sistema nacional
Imbituba realiza a 3ª Conferência Municipal de Cultura (CMC) neste sábado, 3 de outubro, das 9h às 12h e das 13h30 às 17h, na Câmara de Vereadores. É uma realização da Prefeitura de Imbituba, via Superintendência de Cultura (Secult), Secretaria de Turismo, Esporte e Cultura (Setec), com o apoio do Conselho Municipal de Política Cultural (CMPC).
“Será um momento de consolidação do Plano Municipal de Cultura, com discussões e decisões para promover efetivamente o desenvolvimento cultural do município nos próximos 10 anos, sendo que o maior objetivo é atender aos anseios da sociedade e oferecer instrumentos que organizem e executem as políticas públicas da cultura local. É importante destacar que precisamos estar cientes de que o poder público e a sociedade civil devem caminhar juntos para obter o desenvolvimento do município”, afirma Paulo Sefton secretário da Setec.
As atividades serão focadas na “Validação do Plano Municipal de Cultura”, agrupadas pelos seguintes eixos: I – Patrimônio material e imaterial e Cultura popular; II – Audiovisual, Cultura Digital, Livro, leitura, e literatura, biblioteca e demais unidades de informação, fomento, produção e difusão; III – Teatro, Artes Visuais, Música e Dança. Rodrigo de Souza Foti, Presidente CMPC, convida toda a comunidade para participar da validação. “É fundamental o envolvimento de todos neste momento importantíssimo de definição dos anseios que queremos para os próximos anos na Cultura”, destaca.
Como participar
Para ter acesso aos grupos de trabalho e plenária geral, com a validação do Plano Municipal de Cultura e da Conferência o participante deverá efetuar seu credenciamento no período das 8h30h às 12h, do dia 03 de outubro, por ocasião da Conferência convocada na forma da Portaria PMI/SETEC nº 002, de 18 de setembro de 2015, Resolução CMPC.IMB nº 001.2013 de 05 de junho de 2013 e Portaria PMI/SETEC nº 003, de 18 de setembro de 2015 que designa a Comissão Organizadora Municipal desta 3ª CMC, ambos documentos publicados no Diário Eletrônico Oficial dos Municípios de Santa Catarina.
Terão direito ao certificado de participação os inscritos que tenham frequentado pelo menos 80% das sessões da 3ª Conferência Municipal de Cultura de Imbituba. O Plano Municipal de Cultura (PMC) é a última etapa do processo de adesão ao Sistema Nacional de Cultura (SNC). Imbituba assinou o acordo de adesão ao SNC em 19 de agosto de 2013, com a sanção da Lei do Plano de Cultura será finalizada esta etapa e Imbituba passa a receber os recursos destinados fundo a fundo.
PROGRAMAÇÃO 3ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE CULTURA
3 de outubro de 2015 (sábado), das 9h às 12h e das 13h30 às 17h
9h – Abertura
9h15 – Apresentação cultural: “Violinista Ivan Soares”
9h30 – Palestra sobre Patrimônio Material e Imaterial
10h – Coffee Break
10h15 – Início dos trabalhos divididos em eixos temáticos
12h – Intervalo
13h30 – Continuação dos trabalhos
15h – Coffee Break
15h30 – Plenária final
17h – Encerramento
3ª Conferência Municipal de Cultura
Local: Câmara Municipal de Vereadores – Rua Ernani Cotrin, 555 – Centro – Imbituba/SC
Data: 03/10/2015, sábado
Horário: 9h às 12h e das 13h30 às 17h
Inscreva-se em: http://goo.gl/forms/FTES0COVSv
Informações: https://www.facebook.com/events/1492000514427777/
Ouça: https://soundcloud.com/glauciamaindra/3-conferencia-municipal-de-cultura
Acesse e conheça a minuta do Plano Municipal de Cultura que será validado nesta conferência:
https://drive.google.com/file/d/0B5onbEtMKzqcMnlnbE5Tb3g1Z2c/view
Sobre a construção do Plano Municipal de Cultura
“O Plano Municipal de Cultura de Imbituba – PMC – foi construído com base na metodologia e nas etapas sugeridas pelo governo federal, através do Plano Nacional de Cultura. Foram consultados outros planos de culturas de algumas cidades e estados. Na fase e inicial foram realizadas seis reuniões nas comunidades para sensibilizar, explicar o trabalho que seria realizado nos próximos meses, instigar a participação, e coletar informações de sobre as manifestações e os produtores culturais que atuam no município.
Após essas reuniões, com as informações reunidas, passamos para a primeira etapa de construção do Plano Municipal de Cultura, neste sentido foi realizado um diagnóstico sobre a situação atual da cultura no município elencando os desafios e as oportunidades que Imbituba possui.
A segunda etapa que indica “onde queremos chegar” compreendeu, a partir do diagnóstico, a construção das diretrizes, das prioridades, dos objetivos, das estratégias, e das metas e as ações.
A terceira etapa trata-se dos prazos de execução, resultados e impactos esperados, recursos, os mecanismos, e as fontes de financiamento. E a quarta e última etapa é a respeito de como gerir os avanços, isto é, a formulação dos indicadores de monitoramento e avaliação.
Desde o inicio, em todas as etapas de elaboração do Plano Municipal de Cultura de Imbituba, o envolvimento da comunidade se fez presente. Foram realizadas consultas públicas onde se disponibilizou o documento na internet, e posteriormente plenárias para que se tornasse uma construção em conjunto entre a sociedade civil e o município”, explicam os representantes da Viés Cultural – Museologia e Patrimônio, empresa responsável pela elaboração do Plano Municipal de Cultura.
Texto: Emanuelle Querino Alves de Aviz