Desfile cívico de Imbituba traz surpresas
O Desfile de Sete de Setembro em Imbituba iniciou às 9h15 da manhã na tradicional Av. Dr. João Rimsa, no Centro. O desfile é organizado pela Secretaria Municipal de Educação da Prefeitura de Imbituba. Cerca de três mil pessoas passaram pela avenida. O Hino Nacional foi cantado pela representante da Escola Municipal Etelvina de Souza Pereira, Gabriela Martins Cândido, vencedora do concurso Aluno Cidadão.
Como já é tradicional, o desfile foi aberto pelos pelotões da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros. Na passagem das motos da PM um homem encapuzado na frente do palanque assustou o público, pois estava andando vagarosamente e poderia ser atropelado, algumas pessoas chegaram a gritar para ele sair, mas em seguida os policiais desceram das motos e anunciaram a abordagem, revelando a simulação.
Outra surpresa foi proporcionada pela Escola Municipal Padre Itamar Luiz da Costa, que desfilou o projeto Era Uma Vez, que venceu o concurso Prefeito Mirim, com a aluna Daniele Serafim Pires, atual Prefeita Mirim, de Imbituba. O pelotão dos alunos do 9º ano trouxe livros de literatura infanto-juvenil para dar para as crianças que assistiam ao desfile, como forma de estimular a importância da leitura.
Os Centros Municipais de Educação Infantil apresentaram o Desfile Folclórico, que este ano teve como tema Cantigas de Roda. A apresentação deveria ter sido realizada no mês de agosto, mas foi adiada duas vezes por causa da chuva. O CMEI Menino encantou com a cantiga “A Dona Aranha”, assim como o CMEI Clara Heitch Soares com “Os Indiozinhos”, com direito a cantoria na avenida e o CMEI Ângela Amim com “Boi da Cara Preta”.
Texto: Emanuelle Querino Alves de Aviz
Fotos: Emanuelle Querino Alves de Aviz e João Batista Coelho Júnior