PURA: Ciclo da água é tema de palestra

Os alunos do 1º ano, 3º ano e 9º ano da Escola Básica Municipal Basileu José da Silva, no Campo D’Aviação, participaram de mais uma atividade do PURA – Projeto de Uso Racional da Água, realizado em parceria entre a Secretaria de Educação da Prefeitura de Imbituba, Votorantim Cimentos e Brasil Verde. O tema foi o ciclo da água ciclo da água, além do tratamento, reuso de água da chuva e curiosidades que surgiram, na última sexta-feira (21).

Foi explicado aos alunos que o ciclo da água inicia nas nuvens em forma gasosa, depois em forma líquida através das chuvas os rios são abastecidos e deles é feita a captação. Em Imbituba é o Rio D’Una que fornece a água que vai para a estação de tratamento de água. Lá ela recebe filtragem e alguns produtos como o flúor, de acordo com a legislação nacional. Em seguida segue pelas tubulações até a casa dos consumidores e segue para a rede de esgoto, onde há disponibilidade, ou para as fossas sépticas. No bairro Paes leme a água é tratada e devolvida para a natureza. 

A Votorantim Cimentos apresentou suas práticas sustentáveis de reutilização da água da chuva para lavar os caminhões tanto no Porto de Imbituba quanto na fábrica. Além disso a água é reutilizada para regar as plantas e o objetivo é utilizar cada vez mais a água da chuva nos procedimentos da empresa.

Participaram da palestra a engenheira Luciene Martins da Secretaria de Desenvolvimento Urbano Sustentavel e Habitação Sedurb), a engenheira química da Serrana Engenharia Elaine Alano, a técnica em segurança do trabalho  da Votorantim Cimentos Tuiane Albuquerque de Carvalho e Olivar Francisco Filho, engenheiro agrônomo e coordenador do Projeto. Este ano o projeto tem o apoio da Rádio Comunitária de Nova Brasília – NBC FM e da empresa ILP – Imbituba Logística Portuária, além da Sedurb e Serrana.

 

Atenciosamente,

Emanuelle Querino Alves de Aviz