Gaúcho e argentinos vencem no imbitubense de surfe Um dos campeonatos municipais mais fortes do sul do Brasil atrai atletas cada vez mais longe
Para muitos atletas do Brasil o Circuito Imbitubense de Associação de Surfe de Imbituba, com total apoio da Secretaria de Turismo, Esporte e Cultura da prefeitura de Imbituba, é um treinamento de luxo devido ao alto nível técnico e de competitividade. E com cada vez mais destaque no cenário esportivo, a segunda etapa realizada neste final de semana na Praia do Rosa trouxe boas vitórias a argentinos e gaúcho.
Na categoria profissional o surfista Cainã Barletta, do Rio Grande do Sul, e conhecedor das ondas da região, não deu chances aos adversários e levou a melhor na final contra o catarinense Derek Adriano. Essa categoria conta com 40 atletas e se desenvolve nos moldes do Campeonato Mundial de Surfe da World Surf League (antigo WCT), com baterias homem a homem.
Já no domingo foi a vez das sete categoria amadoras e duas delas tiveram domínio estrangeiro. Na categoria Júnior, a última antes do profissional o argentino Tomaz Miguez deixou para trás o local Giovanne Picaski para levar o título.
No feminino as duas primeiras posições também foram da argentina com Lusia Cosoleto em primeiro e Catalina Mercere na segunda posição. De Imbituba Leonardo Barcelos levou a Iniciantes com seu irmão Vinicios em segundo, e Leandro Elias foi o campeão da Máster.
“Um super evento, um dia lindo em um cenário espetacular e com boas ondas”, salienta Paulo Sefton, secretário de Turismo, Esporte e Cultura.
O campeonato imbitubense de surfe tem o patrocínio de Vida Marinha, apoio Governo de Imbituba, Casa do Surfe Fabinho Carvalho – Colaboração: Rip Villas, Fazenda Verde do Rosa, Fazenda Verde by Neco, Restaurante Marcão, Pizzaria Demarchi, LPA Comunicação Visual, Apoio: Corpo de Bombeiros de Imbituba, Associação de Surf da Praia do Rosa – Computação: Surf Pro.
PRO/AM
1º Cainã Barletta (RS),
2º Derek Adriano (SC)
3º Bruno Moraes (SC)
3º Amani Valentin (PR)
JÚNIOR ( – 18 anos)
1º Tomas Miguez (Arg)
2º Giovanne Picaski (Imb)
3º Guilherme Marques (SC)
4º João Pedro (SC)
MIRIM ( – 16 anos)
1º Giovanne Picaski (Imb)
2º João Pedro (SC)
3º Guilherme Marques (SC)
4º Juan Cruz Ruggiero (Arg)
INICIANTES ( – 14 anos)
1º Leonardo Barcelos (Imb)
2º Vinícios Barcelos (Imb)
3º Ian Casal S(C)
4º Guilherme Marques (SC)
INFANTIL ( – 12 anos)
1º Leo Casal (SC)
2º Gabriel Júnior (SC)
3º Yasmin Dias (RS)
4º Miguel Couto (RS)
ESPUMEIRO ( – 10 anos)
1º Takeshi Oyama (SC)
2º Miguel Couto (RS)
3º Northon Porto (RS)
4º Mel Martini (SC)
MÁSTER
1º Leandro Elias (Imb)
2º Bruno Debona (Imb)
3º Carlos Santos (Imb)
4º Roni Ronaldo (Garopaba)
FEMININO
1ª Lusia Cosoleto (Arg)
2ºCatalina Mercere (Arg)
3º Yasmin Dias (RS)
4º Ariela Andrade (SC)
Texto: João Batista Coelho Júnior
Fotos: Rafael Tavares