Museu da Baleia recebe mais de 700 visitantes
Reinaugurado há pouco mais de um mês e agora sob responsabilidade da Secretaria de Turismo, Esporte e Cultura (Setec) da Prefeitura de Imbituba, o Museu da Baleia Franca (Entrada gratuita) já recebeu mais de 700 visitantes nesse curto período e boa parte de fora do estado.
De acordo com o secretário da Setec, Paulo Sefton, com o início da temporada de observação da baleia na costa, estes números devem crescer muito. “A partir da nossa reabertura e com o trabalho das nossas meninas no museu, já recebemos visitantes de São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba, Porto Alegre, Florianópolis, Criciúma e vem se tornando em um importante instrumento do nosso turismo de inverno logo no início”, frisa.
Com muito conteúdo informativo, as escolas do município também são presença constante no espaço, uma forma de reavivar na memória das crianças como era o trabalho da última armação baleeira do Brasil, que encerrou suas atividades no fim da década de 70. “O local é dotado de muita história, pois no espaço do museu era onde funcionava a armação e era retirado o óleo de baleia”, conta o secretário.
No mês de agosto será realizado, ainda em data e local a confirmar, a abertura oficial da temporada da baleia franca. No mês de setembro, o auge da temporada do mamífero, que chega a costa imbitubense para ter seus filhotes e amamenta-los, será realizado a Semana Nacional da Baleia Franca.
O horário de funcionamento do museu, que fica localizado na rua Itagiba, no bairro Vila Alvorada (Aguada), é de terça a sexta das 09h as 17h; sábados e domingos das 09 as 13h. Visitas também podem ser agendadas através do telefone 48-99931929.
Att
João Batista Coelho Júnior