Projeto Construindo Saberes ajudará alunos com dificuldades de aprendizagem

A Secretaria de Educação da Prefeitura de Imbituba apresentou aos gestores das escolas públicas municipais na tarde desta quarta-feira (8) o projeto Construindo Saberes. O público alvo são os alunos do 1º ao 5º ano que tenham dificuldades de aprendizagem, após avaliação e seleção pela equipe do projeto e da escola. O reforço será em horário contrário da aula do aluno e se enquadra dentro da orientação de ampliação progressiva da jornada escolar. A estimativa é que 370 crianças tenham o perfil para participar do projeto.

Serão atendidos cinco alunos a cada hora, de segunda a quinta-feira, sendo que cada criança terá, no mínimo, duas aulas de reforço na semana. Para o funcionamento efetivo do projeto será necessária frequência ao reforço, o envolvimento dos pais e o apoio da escola. Os alunos encaminhados são aqueles que apresentam defasagens na aprendizagem (leitura, escrita, oralidade, raciocínio lógico-matemático), avaliados diagnosticamente por uma equipe formada pela professora regente da turma, coordenadora pedagógica e professor do projeto.

De acordo com a secretária de Educação Michela Freitas, o conhecimento de novas informações e instrumentos necessários para que seja possível ao aluno continuar aprendendo é uma orientação dos Parâmetros Curriculares Nacionais. “Alunos que estão no Ensino Fundamental e já trazem uma defasagem de aprendizagem, precisam recuperar sua autoestima para poder continuar aprendendo e não ficarem prejudicados. As aulas do projeto serão ministradas na perspectiva da ampliação da jornada escolar. O projeto deve acontecer nas 9 escolas municipais, focando principalmente a língua portuguesa e a matemática, visando corrigir distorções de aprendizagem”, explica.

 

Em busca de resultados

 

Entre os objetivos estão criar hábitos de estudo; melhorar o desempenho em sala de aula; tentar suprir as dificuldades através do atendimento individual com atividades de reforço; desenvolver atividades que despertem a motivação e a concentração; estimular a ouvir através da contação de histórias; valorizar a leitura como fonte de informação e instrumento de aprendizagem; valer-se da leitura para melhorar a qualidade de suas relações pessoais, sendo capazes de expressar seus sentimentos, ideias e opiniões, entre outros.

O projeto foi criado a partir do relatório das coordenadoras pedagógicas do município, que foi analisado pelas supervisoras do Ensino Fundamental, Fabiane Corrêa do Nascimento e Andréia Pacheco da Rosa Cândido, que irão coordenar a execução do projeto. 

 

Metas

  • Aumentar o rendimento escolar;
  • Reduzir o índice de reprovação;
  • Aumentar o interesse das relações sociais entre comunidade e escola;
  • Elevar a autoestima dos alunos envolvidos;
  • Conseguir sanar as dificuldades de maneira que o aluno permaneça somente o tempo necessário para progredir em sua aprendizagem;

 

Texto: Emanuelle Querino

Foto: Claudio Lima