Exposição Imbituba em Fotos e Quadros revive memórias

Como parte das comemorações do aniversário de 57 anos de emancipação político-administrativa de Imbituba, a Prefeitura, a secretarias de Turismo, Esporte e Cultura (Setec) através da Superintendência de Cultura realiza a exposição de fotos e quadros de Imbituba. A mostra conta com fotos antigas e recentes de diversos pintores e fotógrafos, cada um com seu olhar sobre Imbituba.

Durante todas as tardes haverá música ao vivo, em voz e violão. A exposição de fotos e quadros ainda conta com exposição e venda de artesanato local. Na abertura, o vice-prefeito Elísio Sgrott destacou a importância de manter o resgate histórico. “Nossa história tem muito mais do que os 57 anos de emancipação. Imbituba está crescendo e não podemos deixar que estas fotografias e quadros que retratam parte da nossa história acabem se perdendo”, afirma.

O secretário da Setec, Paulo Sefton, agradeceu aos artistas que participam do evento. “Essa parceria com os profissionais e a comunidade que prestigia o evento é muito importante para que o trabalho tenha um resultado positivo. As imagens são lindas e todos estão convidados para trazer os amigos e prestigiar o trabalho destes fotógrafos e pintores que retratam Imbituba”, convida.

Revivendo memórias

As duas irmãs Alvani e Maria José Pereira acharam as fotos muito bonitas, assim como o artesanto. “Lembramos do porto, do centro antigo onde crescemos. Temos lembranças especiais como o nosso cinema, o portão da granja que agora não tem mais, a caixa do porto que pegou fogo, a capelinha da praia, que nossa mãe se casou lá. É muito bom relembrar o que vivemos de bom”, afirmam.

Destaques da programação

– Dia 17, quarta-feira, às 17h – Palestra Patrimônio Cultural como Dimensão para a Promoção do Desenvolvimento Sustentável de Imbituba, com o escritor, historiador e professor do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), Viegas Fernandes da Costa.

– Dia 20, sábado, pela manhã – Ação “Imbituba aos olhos de uma criança”, voltada para crianças que possuam máquinas fotográficas. Incentivando-os a fotografar a cidade. As fotos serão colocadas na internet para votação e a criança que tiver a foto mais votada ganhará um quadro com o resultado do seu trabalho.

Texto  Emanuelle Querino Alves de Aviz

Fotos Claudio Lima