Projeto vai apontar o que é preciso para a Lagoa da Usina

A Secretaria de Desenvolvimento Urbano da Prefeitura de Imbituba recebeu esta semana, a autorização do prefeito Jaison Cardoso para a contratação de empresa especializada na elaboração de projetos de engenharia visando à revitalização da Lagoa da Usina, a popular lagoa da Bomba, no bairro Paes Leme.

O edital de licitação para a contratação da empresa deve ser publicado já na próxima semana e a vencedora conhecida até o final do mês de julho. “É um importante passo para todo o trabalho de recuperação que a Lagoa da Usina exige”, salienta o secretário de Desenvolvimento Urbano, Eduardo Nunes.

Após a contratação a empresa terá seis meses para realizar o projeto urbanístico e de infraestrutura dos equipamentos e mobiliários urbanos, deques, trapiches, ciclovia, passeio, bicicletários; além do projeto ambiental com levantamento topográfico e batimétrico, com elaboração do projeto de dragagem e estudo ambiental.

“Com esse estudo pronto, poderemos executar todos os trabalhos necessários para a completa recuperação da lagoa, e que com certeza se tornará em um dos principais pontos turísticos de Imbituba”, garante o prefeito Jaison Cardoso.

A Lagoa da Usina faz parte da história. Em meados do século passado, ela foi responsável por abastecer parte do município e também por movimentar  a usina termelétrica que gerava energia para o porto, hoje o Museu Imbituba. Naquela época, usava-se uma bomba para extrair água e levar até uma usina as suas margens, por isso o nome Lagoa da Bomba.

Texto e foto: João Batista Coelho Júnior