Imbituba participa do V Fórum de Incentivo à Cultura

O evento apresentou caminhos para a apresentação de projetos para a Lei Rouanet, instrumento nacional de incentivo a ações culturais

                Um dia de troca de conhecimentos e importantes informações para a elaboração de projetos que serão submetidos à Lei Rouanet. Imbituba esteve presente representada por profissionais da superintendência de Cultura da Secretaria de Turismo, Esporte e Cultura (Setec) da Prefeitura de Imbituba e do Conselho Municipal de Política Cultural (CMPC), no V Fórum de Incentivo à Cultura que foi realizado em Criciúma, na última semana.

Gláucia Maindra, Bibliotecária, Conselheira e Gerente de Fomento e Incentivo à Cultura do Governo de Imbituba, expõe que evento possibilitou compreender melhor os mecanismos da Lei de Incentivo a Cultura, conhecida como Lei Rouanet, assim como os caminhos mais acessíveis para preencher o formulário de elaboração de propostas culturais na nova plataforma Salic. “É um procedimento acessível e que com orientação adequada artistas e produtores podem encaminhar seus projetos. Encontros como este em Santa Catarina são extremamente necessários para que possamos fazer uso das oportunidades existentes.” Enfatiza, reforçando a importância de pensar e realizar em Imbituba oficinas que promovam a cultura para todos.

Juliana Resende Dutra é Produtora Cultural no Coletivo Intervenção Cultural e Conselheira do CMPC aprovou o evento. “Foi uma ótima oportunidade para aqueles que veem a Lei Rouanet como uma alternativa na captação de recursos em seus projetos. Muito proveitoso também pra tirarmos duvidas diretamente com  o pessoal do Ministério da Cultura,  o que resultou  em  uma troca muito bacana entre os produtores culturais presentes”, avalia.  

Jonathan Correa Silveira – Assessor da Superintendência de Cultura, viu a oportunidade como uma capacitação. “Esse encontro veio somar com as ações que a Setec vem planejando no calendário cultural da nossa cidade. Creio que foi de grande valia para todos aproveitar as dicas para nossas atividades”, afirma. 


Sobre o Fórum

O V Fórum de Incentivo à Cultura é uma oportunidade ímpar aos fazedores de cultura para a troca de experiências com seus pares e com os comissários da Comissão Nacional de Incentivo à Cultura (CNIC), órgão colegiado do Ministério da Cultura (MinC) que analisa pareceres e subsidia o Sr. Ministro de Estado a Cultura na aprovação ou indeferimento dos projetos de incentivo fiscal apresentados à Lei Rouanet.

O V Fórum foi uma realização do MinC em parceria com a Representação Regional do MinC para a Região Sul e Fundação Cultural de Criciúma, da Prefeitura Municipal de Criciúma. O Evento contou com o apoio dos representantes do Programa Nacional de Apoio a Cultura – PRONAC da SEFIC, da Secretaria do Audiovisual e das unidades vinculadas do MinC: Funarte, IPHAN, IBRAM, Fundação Biblioteca Nacional, Fundação Cultural Palmares e ANCINE, que acompanharão as atividades junto à CNIC e à banca técnica da SEFIC e Audiovisual, dando suporte às consultorias.



Atenciosamente,

Emanuelle Querino Alves de Aviz