Com alto volume, Barra de Ibiraquera é aberta

Trabalho aconteceu nas primeiras horas do amanhecer desta segunda

 

Respeitando todo o procedimento e avaliando o volume de água na lagoa de Ibiraquera, o Comitê Gestor da abertura da barra decidiu por abrir a comunicação da lagoa com o mar na manhã desta segunda-feira, dia 18.


Com as condições favoráveis, uma máquina realizou o trabalho de abertura através de um valo, que ao longo do dia aumenta o tamanho em mais de dez vezes, e também provoca uma forte correnteza. “Fizemos todo o processo de avaliação e em reunião decidimos pela abertura da barra, que agora forma uma forte correnteza e todos que forem ao local devem tomar bastante cuidado e manter uma distância segura”, lembra o superintendente da Secretaria Regional Norte, Nivaldo Gabriel.


A Barra da Lagoa de Ibiraquera situa-se no interior da Área de Proteção Ambiental da Baleia Franca, e sua abertura tem grande importância para as comunidades que vivem no seu entorno, pois garante a renovação das águas da lagoa e a entrada de peixes e larvas de camarão, cuja pesca é uma das atividades econômicas importantes para a população da região.


O processo para a abertura da barra é um acordo entre APA da Baleia Franca e Prefeitura de Imbituba com os pescadores, moradores, esportistas e empresários da Barra de Ibiraquera. A localidade, por sua beleza, é um dos pontos turísticos mais procurados na unidade de conservação. Um conjunto de critérios deve ser atendido para a autorização da abertura da barra, como as condições de marés e ventos, o nível da lagoa que é controlado por meio de duas réguas, e a presença de larvas de camarões e cardumes de peixes no oceano, entre outros.


Texto: João Batista Coelho Júnior

Fotos cedidas: Cláudio Lima