Projeto Memória Local na Escola tem início em Imbituba
A integração entre alunos e professores é resultado de parceria entre Secretaria de Educação, Votorantim Cimentos e Museu da Pessoa
Os alunos das escolas públicas municipais de Imbituba participam do Memória Local na Escola, projeto realizado pela Votorantim Cimentos em parceria com o Museu da Pessoa e com a Secretaria Municipal de Educação do Governo de Imbituba. O programa tem como objetivo registrar e preservar a memória do município a partir da história dos moradores, e o primeiro encontro de trabalho aconteceu na última semana.
O Memória Local na Escola se orienta em três eixos de trabalho: a escuta das histórias, a produção de textos e desenhos e a divulgação desses trabalhos para a cidade e também via internet, além de uma exposição física produção realizada durante as oficinas.
O trabalho é realizado através da formação dos professores na metodologia de registro da memória oral desenvolvida pelo Museu da Pessoa. “O projeto será muito interessante, pois vimos que resulta em importantes aprendizagens de leitura, escrita e desenvolvimento da oralidade. Os professores serão orientados para o desenvolvimento de projetos de memória local com ênfase no registro de histórias de vida e nas práticas de leitura e escrita”, explica Michela Freitas, secretária de Educação.
Os estudantes realizarão entrevistas com moradores para colher fatos marcantes que compõem a memória do município. A partir dos depoimentos colhidos, produzirão textos e trabalhos gráficos que relatam ou representem as histórias contadas. “A proposta da Votorantim Cimentos é fazer com que esses alunos entendam a importância do resgate das histórias do município para a formação deles e, com isso, valorizem ainda mais a própria cultura”, explica Daniel Gomes, gerente da unidade da Votorantim Cimentos em Imbituba.
Para o desenvolvimento do projeto, os professores e coordenadores das escolas locais envolvidas participarão de oficinas de capacitação. O projeto atua junto aos professores para que eles passem a utilizar a memória da comunidade nas aulas de história, com foco na promoção do contato dos alunos com a história local, além de promover o estreitamento das relações humanas. Para isso, a metodologia empregada na realização do projeto é a da entrevista pessoal, buscando sempre ampliar o conhecimento e as referências sobre a cidade.
Com informações de NQM Comunicação/Fotos: Divulgação
Atenciosamente,
Emanuelle Querino Alves de Aviz