Escola de Guaiúba é reinaugurada

A Secretaria de Educação do Governo de Imbituba inaugurou neste sábado (28) a nova estrutura da Escola Municipal Pe. Dr. Itamar Luiz da Costa, no bairro Guaiúba. A obra de reforma e ampliação do prédio, que foi construído em 1972, recebeu o investimento de aproximadamente R$ 1 milhão. A cerimônia contou com o prestígio de alunos, pais e moradores da comunidade. A escola atende hoje cerca de 350 alunos.

O prefeito em exercício, Elísio Sgrott, lembrou que a escola começou quando Imbituba ainda pertencia a Laguna, em 1936, e as aulas eram ministradas em casas cedidas. “Hoje é uma escola nova, ficou um espaço muito bom com quadra, banheiros adaptados e salas especiais. O investimento foi todo de recursos próprios do Município. É uma das maiores escolas de Imbituba e está acompanhando o crescimento do bairro. Também se tornou uma referência para outros projetos escolares. Estamos investindo em educação, temos duas creches em construção, na Vila Santo Antônio e no Centro, estamos em processo de ampliação da creche de Nova Brasília”, afirma Elísio.

Michela Freitas agradeceu a parceria cidadã e a responsabilidade social de pais, comunidade e equipe de trabalho da escola. “Foram vários dias que trabalhamos juntos, fazendo mutirão para deixar a escola pronta para receber os alunos. Durante a reforma passamos por muitos desafios, adequações, mas valeu a pena. Sabemos que o ambiente escolar e a infraestrutura fazem a diferença na educação e é isso que procuramos oferecer. Nosso objetivo é poder atender também outras comunidades”, destaca Michela.

Para a diretora Adriana Canto é a realização de um sonho. “Trabalho aqui há 28 anos. Mesmo com todos os desafios, mudanças e obstáculos, temos uma equipe de trabalho muito boa. Nossa escola elegeu quatro prefeitos mirins e, com o projeto do prefeito mirim do ano passado, conquistamos o prêmio Educação – o que temos de melhor, mesmo com tudo o que estava acontecendo, com a escola em um bairro diferente, mostramos que a equipe unida vence. Este ambiente novo, em ordem, vai favorecer ainda mais nosso trabalho educacional”, agradece.

Nova biblioteca escolar também foi inaugurada

O prêmio do concurso Educação – O que temos de melhor, promovido pelo Coletivo Imbituba, incentivado pela Votorantim Cimentos, era a revitalização de um espaço integrado de leitura. “Com o concurso vimos quantos projetos diferentes, criativos e de qualidade são realizados pelas escolas municipais. Em uma escolha acirrada a Escola Pe. Itamar venceu com o projeto que era a campanha do prefeito mirim, sobre cultura de paz. Como a escola estava sendo reformada o espaço começou do zero. O projeto foi da Isabela Torquato do souIM, que utilizou o dinheiro para comprar os materiais e a mão de obra foi feita em parceria com pais, professores e comunidade, o que deu um sentimento de colaboração”, afirma Fernanda Ramos, representante da Votorantim Cimentos.

Ficha técnica:

·         Secretaria