PURA: conscientização cidadã para o uso racional da água
O projeto fará captação da água da chuva nas escolas e utilizará um painel com hidrômetro para conscientização do consumo
O Projeto de Uso Racional da Água – PURA foi lançado na tarde desta segunda-feira (23). Realizado em parceria entre a Secretaria de Educação do Governo de Imbituba, Votorantim Cimentos e Brasil Verde, chama a comunidade para participar das ações de conscientização sobre o consumo de água. Alunos das escolas municipais ajudaram a distribuir mudas de plantas e folhetos informativos.
O projeto este ano tem novos parceiros como a Secretaria de Desenvolvimento Urbano, Saneamento e Habitação (Sedurb), Rádio NBC FM, Imbituba Logística Portuária, Serrana Engenharia e Tractebel Energia. Até o fim do projeto mais de 9 mil pessoas no munício serão atingidas. As cartilhas informativas demonstram quanto custa o desperdício no orçamento doméstico e ao meio ambiente.
Olivar Francisco Filho, idealizador do projeto explica que será montado nas escolas, junto com os alunos, um sistema de calhas para captação da água da chuva, que por sua vez será armazenada em contêineres de mil litros, para que as crianças tirem com regadores a quantidade necessária para cuidar das hortas verticais e das plantas do projeto Mata Atlântica. “É a sustentabilidade para dar seguimento aos três projetos ambientais”, explica.
Michela Freitas, secretária de Educação, afirma que os principais agentes do processo são os alunos. “A responsabilidade social é de toda a comunidade, temos vários exemplos em que é essencial termos todas essas mãos envolvidas para transformar os cidadãos em pessoas que agem, pois nossos filhos são quem cuidarão da cidade no futuro. Convidamos todos que estão dispostos a participar deste projeto para que venham para a secretaria de Educação unir esforços”, convida.
Elísio Sgrott, prefeito em exercício, parabenizou a todos pela iniciativa. “Imbituba está se desenvolvendo muito nos últimos anos, começamos recentemente a coleta seletiva e o tema do uso racional da água é indispensável, pois é um trabalho educativo, lento, mas precisamos dar o primeiro passo e muitas vezes, são pequenas ações, que fazem a diferença”, acrescenta.
O representante da Votorantim Cimentos, Gustavo Veja, acredita que a água é um tema atual pela escassez que se apresenta no planeta. “Assim conseguimos que as crianças tenham mais consciência e cresçam sabendo como cuidar deste valioso bem”.
A Tractebel Energia também participou do evento. “Viemos conhecer o projeto e ver de que maneira o município de Capivari de Baixo pode se beneficiar desta iniciativa. Chegando aqui ficamos felizes ao ver que as mudas que estão sendo distribuídas são do nosso horto florestal”, destaca Edla Zin, do departamento de Responsabilidade Social.
Projeto interdisciplinar
A Secretaria de Educação propôs para todas as escolas municipais o desenvolvimento de um projeto interdisciplinar sobre ensino do uso da água na higiene pessoal e as transformações de hábitos, como deixar a torneira desligada enquanto se escova os dentes. Ainda este mês serão montados os painéis nas escolas municipais, elaborados os trabalhos didáticos com os professores e instalados reservatórios para captação da água da chuva. Todas as séries e disciplinas irão abordar o tema Água.
Atenciosamente,
Emanuelle Querino Alves de Aviz
Fotos: Claudio Moreira Lima