Comunidade participa da montagem de biblioteca escolar

A Escola Municipal Pe. Itamar Luiz da Costa de Guaiúba ganhou uma biblioteca nova e agora a comunidade é convidada a fazer parte desta parceria

A Escola Municipal Pe. Itamar Luiz da Costa, no bairro Guaiúba, venceu o concurso “O que temos de melhor”, promovido em uma parceria entre a Secretaria de Educação do Governo de Imbituba e o Conselho Comunitário mediado pela Votorantim Cimentos. A avaliação se deu durante a mostra pedagógica de 2014 e o prêmio é uma renovação do espaço da biblioteca escolar no valor de R$ 10 mil, que já começou a ser realizada pela equipe de profissionais criativos do souIM.

A comunidade é convidada para participar de um Mutirão do Design, uma ação colaborativa que vai finalizar os acabamentos do espaço, através de oficinas. A atividade, que já está na sua segunda edição, será neste sábado (21) a partir das 14h e as vagas são limitadas. “A participação da comunidade nos acabamentos finais do projeto da biblioteca torna esse trabalho ainda mais especial”, afirma Isabella Torquato, idealizadora do souIM.

Michela Freitas, secretária de educação, participou da primeira oficina e também convida os pais e familiares dos alunos para participar. “A escola acabou de ser reconstruída, vamos inaugurar no dia 28 de março, então a biblioteca fisicamente está perfeita. Agora contamos com as pessoas que fazem parte do cotidiano escolar para que participem e deixem a sua marca também nos móveis, na decoração que vai ser feita com pinturas e enfeites e sintam-se parte deste ambiente”, convida.

A bibliotecária Gláucia Maindra vê a biblioteca escolar como um espaço de fruição entre a escola e comunidade que almeja melhorias, seja por meio do imaginário e da curiosidade na promoção de pesquisas e informações, assim como a realização de eventos culturais. “É interessante despertar o interesse e o olhar do potencial leitor, um exemplo vivo é o espaço da Biblioteca Pública Municipal, que foi revitalizada em 2014, pela Isabella Torquato, e desde então apresenta muitos resultados positivos. Enquanto bibliotecária afirmo que a parceria entre profissionais qualificados e a comunidade é um grande passo para grandes avanços culturais em Imbituba”, destaca.

Janete da Costa Pereira, participou no último sábado e acredita que muitas crianças do bairro nunca tiveram uma biblioteca tão colorida e com bons livros de literatura que despertem o interesse pela leitura. “Tenho certeza que os alunos da escola vão ficar muito felizes com esse presente tão rico”.

Mutirão de Design

Data: 21/03/2014

Local: Biblioteca da Escola Pe. Itamar Luiz da Costa – Guaiúba

Inscrições através do facebook https://www.facebook.com/souIMbituba