A cultura da quaresma é tema de exposição ecumênica

A Secretaria de Turismo, Esporte e Cultura (Setec) do Governo de Imbituba está realizando uma pequena mostra ecumênica com o tema quaresma. Por ser um período que é marcado por diferentes religiões, o assunto desperta o interesse para uma abordagem de esclarecimento do significado da Quaresma para cada cultura. A exposição está na entrada da Prefeitura Municipal de Imbituba.

De acordo com a responsável pelo Espaço Cultural, Liliane Miguel, o objetivo é mostrar o verdadeiro sentido da páscoa para as religiões. “Trouxemos alguns símbolos que são únicos para diferentes culturas, como a bíblia, que é adotada por várias crenças, acompanhados de pequenos textos com o significado do tempo para cada uma delas ou ainda se não há comemoração”, explica.

Para o Catolicismo a quaresma é um tempo de reflexão, jejum, perdão e reconciliação com Deus e os irmãos, em preparação para a Páscoa, que é comemorada como a ressurreição de Cristo. Já o Judaísmo lembra neste mesmo período o Passach, que festeja a libertação dos judeus escravizados do Egito. Eles substituem os alimentos com fermento pelo matsá, um pão feito apenas de farinha e água. Para saber mais, visite a prefeitura de Imbituba, de segunda à sexta, das 13h às 19h.

Texto e foto: Emanuelle Querino Alves de Aviz