Santa Paulina Vistoria avalia infraestrutura para monumento

De olho nos 17 milhões de brasileiros que viajam em destinos voltados para o turismo religioso, o Governo de Imbituba se prepara para o projeto de infraestrutura do local onde será construída a estátua

 

Construir o monumento à Santa Paulina é um dos projetos do Governo de Imbituba para o desenvolvimento turístico da cidade. Com o objetivo de atrair parte dos 17,7 milhões de brasileiros que viajam pelo país visitando destinos religiosos, o edital de licitação para a construção da estátua será lançado no mês de abril. O prefeito Jaison Cardoso visitou o alto do Morro do Mirim, onde a obra será feita, acompanhado de um engenheiro, para começar a preparar o projeto de acesso e infraestrutura do local.


Para o prefeito, a vista exuberante do oceano de um lado e da Lagoa do Mirim do outro, são grandes diferenciais do local. “Explorar o turismo religioso vai ser uma alavanca para o desenvolvimento turístico de Imbituba. Nova Trento, de acordo com o Ministério do Turismo, recebe 20 mil peregrinos por mês. Santa Paulina é considerada a primeira santa brasileira e Imbituba a terra do primeiro milagre. Temos todos os fatores favoráveis para que o monumento, que será maior que o Cristo Redentor e possivelmente a maior estátua católica do Brasil, inclua Imbituba em um corredor turístico de fé que movimentará todo nosso comércio, hotéis e restaurantes” afirma Jaison.


O secretário Agricultura, Pesca e Infraestrutura (Seapi), Rui Geraldo Rodrigues e o presidente da Associação dos Peregrinos de Santa Paulina, Camilo Damázio, acompanharam a visita técnica. A equipe discutiu alguns detalhes necessários para a estrada que leva ao alto do morro e também para a infraestrutura da trilha, que dará acesso ao monumento. 

O objetivo é interferir o mínimo na natureza, pois este seria um dos diferenciais de Imbituba em relação ao turismo religioso, pois os pés da estátua dão uma vista panorâmica de grande parte da cidade. A ideia inicial é incluir no projeto uma área de estacionamento no pé do morro para que a subida seja feita exclusivamente por veículos especiais.

 

Turismo religioso

 

De acordo com o Ministério do Turismo (MTur) o turismo brasileiro apresenta, a cada ano, números mais expressivos em relação ao segmento religioso. De acordo com dados preliminares do Departamento de Estudos e Pesquisas do MTur, em 2014 aproximadamente 17,7 milhões de brasileiros viajaram pelo país levados pela fé. Cerca de 10 milhões fizeram viagens sem pernoitar no destino (excursionistas) e outros 7,7 milhões permaneceram pelo menos uma noite no local.

 

 

Texto e fotos: Emanuelle Querino Alves de Aviz