Imbituba tem foco de mosquito da dengue

As larvas foram encontradas na armadilha da Secretaria de Saúde na Lagoa do Quintino, em Alto Arroio

 

                O Programa de Combate à Dengue da Secretaria de Saúde do Governo de Imbituba identificou um foco do mosquito Aedes aegypti, que é o principal transmissor da dengue, na armadilha instalada pelos profissionais na Lagoa do Quintino, no bairro Alto Arroio. O material foi analisado pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive) e com a confirmação é preciso reforçar o alerta para a comunidade. É o primeiro foco encontrado em 2015.

               

 A equipe do programa já realizou a Delimitação do Foco (DF), que é o controle da região onde se encontram as larvas do mosquito. De acordo com Maria Martins, secretária de Saúde, as medidas de precaução já estão em andamento. “A partir do ponto onde foi encontrado o foco, se faz uma varredura em um raio de trezentos metros a procura de criadouros e também de larvas e pupas de todos os mosquitos da região, sendo que tudo é encaminhado pelo Programa de Combate à Dengue para analise ao laboratório da Dive”, explica.


                É essencial e indispensável para que o mosquito não se prolifere que os moradores também façam a sua parte. “A equipe está passando de casa em casa para ações educativas e preventivas, orientando e motivando os moradores a eliminar os criadores de água parada. A dengue pode matar e nós estamos combatendo o transmissor”, explica Rafael Mello, coordenador do Programa da Dengue.

 

Faça sua parte:


– Mantenha a caixa d’água fechada

– Encha de areia os pratos das plantas

– Mantenha as lixeiras bem fechadas

– As calhas devem ser sempre limpas

– Não deixe água acumulada sobre a laje

 

 

Atenciosamente,

Emanuelle Querino Alves de Aviz

Foto: Claudio Moreira Lima