Imbituba: 95% dos turistas querem voltar

Pesquisa da Fecomércio SC avaliou a cidade juntamente com outros importantes destinos turísticos do estado sobre a temporada de verão na opinião do turista e do empresário

 

Imbituba teve resultados positivos na avaliação dos turistas e dos empresários quanto à temporada de verão 2015. A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Santa Catarina (Fecomércio SC) mapeou o perfil do turista que veraneia no litoral catarinense e avaliou o impacto do turismo sazonal nos empreendimentos locais. As cidades pesquisadas além de Imbituba são Balneário Camboriú, Florianópolis e São Francisco do Sul.


De acordo com a pesquisa 95% dos visitantes pretendem voltar no próximo verão. Para o secretário de Turismo, Esporte e Cultura do Governo de Imbituba, Paulo Sefton, estes dados são importantes para melhorar os pontos negativos e tornar excelente o que já é positivo. “Tivemos um verão com um clima ótimo, mesmo com chuva eram dias quentes, águas límpidas e isso já atrai o turista. O resultado faz parte de um momento positivo que a cidade vive em relação ao turismo, pois estamos muito bem posicionados, à frente da maioria dos destinos em Santa Catarina. O trabalho feito pelos empresários tem atraído muitos turistas também, principalmente na Praia do Rosa”, explica.


A expectativa é que o movimento na cidade continue até a pascoa e a temporada da tainha. “Depois do carnaval a procura diminui, mas estamos recebendo famílias aqui no posto de informações diariamente, três ou quatro grupos de pessoas, procurando hotéis e atrativos na cidade. O movimento está acentuado e nos exige mais infraestrutura de acesso e apoio a estes visitantes, para que continuem querendo voltar”, afirma o secretário.


Dos poucos que não pretendem voltar os maiores motivos estão entre o desejo de conhecer outros lugares (54%) ou porque consideraram o passeio muito caro (18%). Alguns avaliaram que a praia não tem infraestrutura (9%), dificuldades de acesso (9%) e que fica muito longe (9%). Positivamente a pesquisa mostra que ninguém disse que não voltaria porque a cidade estava muito cheia, a praia muito suja, por falta de informação turística ou falta de segurança, o que leva a considerar que estes indicadores foram considerados favoráveis para um possível retorno.


Entre os visitantes, 74% gastaram em média R$ 411,44 no comércio local, sendo cerca de R$ 40 por compra. Foram entrevistados turistas e empresários do setor terciário em áreas de comércio, serviços, turismo e hotelaria. O levantamento foi realizado entre os dias 2 de janeiro e 8 de fevereiro com os turistas, em locais como praias, comércio e rodoviária e com os empresários entre 10 e 12 de fevereiro nos principais centros de comércio e serviços.

 

Perfil do turista em Imbituba

 

Origem

88,7 % Brasil (81% Rio Grande do Sul | 22% Santa Catarina)

8% Argentina

2.3% Uruguai

 

Sexo

55,4% Feminino

44,6% Masculino

 

Idade

18 a 25 – 21%

26 a 30 – 16.7 %

31 a 40 – 27,8 %

41 a 50 – 21.7%

51 a 60 – 8.3%

Acima de 60 – 4.5%

 

Grupo

49% Família

24% Casal

23% Amigos

 

Estadia

45% Pousada

17% Casa alugada

16% Casa de parentes ou amigos

12% Imóvel próprio

 

Escolha

50% já conhecia Imbituba

38,9% indicação de amigos e familiares

 

Meio de transporte

88.7% Veículo próprio

5.7% Ônibus

3.3% Avião

 

Gastos aproximados

Hospedagem – R$ 1.116,21

Transporte – R$ 394,70

Alimentação – R$ 657,78

Lazer – 312,77

Total: R$ 2.243,46

 

Avaliação do empresário

 

Contratações para temporada

Comércio – 40%

Hotelaria – 73%

 

Movimento no comércio

7% Ótimo

44 % Bom

22% Irrelevante

22% Negativo

5% Péssimo

 

Movimento na hotelaria

Muito bom 40%

Bom 47%

Irrelevante 13%

Variação no faturamento

Em relação a temporada 2014 – 3%

Em relação aos outros meses – 5%

 

Serviços oferecidos ao cliente (hotelaria)

Servidores capacitados – 93%

Banheiros – 86.7%

Estacionamento – 60%

Colaborador que fala espanhol – 53,3%

Pagamento em dólar/euro/peso – 46,7%

Cartão de crédito internacional – 40%

Ambiente para idosos – 40%

Colaborador que fala inglês – 33,3 %

 

Ocupação hoteleira – 86%

 

Fonte: http://www.fecomercio-sc.com.br/fmanager/fecomercio/pesquisas/arquivo389_1.pdf

 

Texto: Emanuelle Querino Alves de Aviz

Fotos: Claudio Moreira Lima