Imbituba: 95% dos turistas querem voltar
Pesquisa da Fecomércio SC avaliou a cidade juntamente com outros importantes destinos turísticos do estado sobre a temporada de verão na opinião do turista e do empresário
Imbituba teve resultados positivos na avaliação dos turistas e dos empresários quanto à temporada de verão 2015. A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Santa Catarina (Fecomércio SC) mapeou o perfil do turista que veraneia no litoral catarinense e avaliou o impacto do turismo sazonal nos empreendimentos locais. As cidades pesquisadas além de Imbituba são Balneário Camboriú, Florianópolis e São Francisco do Sul.
De acordo com a pesquisa 95% dos visitantes pretendem voltar no próximo verão. Para o secretário de Turismo, Esporte e Cultura do Governo de Imbituba, Paulo Sefton, estes dados são importantes para melhorar os pontos negativos e tornar excelente o que já é positivo. “Tivemos um verão com um clima ótimo, mesmo com chuva eram dias quentes, águas límpidas e isso já atrai o turista. O resultado faz parte de um momento positivo que a cidade vive em relação ao turismo, pois estamos muito bem posicionados, à frente da maioria dos destinos em Santa Catarina. O trabalho feito pelos empresários tem atraído muitos turistas também, principalmente na Praia do Rosa”, explica.
A expectativa é que o movimento na cidade continue até a pascoa e a temporada da tainha. “Depois do carnaval a procura diminui, mas estamos recebendo famílias aqui no posto de informações diariamente, três ou quatro grupos de pessoas, procurando hotéis e atrativos na cidade. O movimento está acentuado e nos exige mais infraestrutura de acesso e apoio a estes visitantes, para que continuem querendo voltar”, afirma o secretário.
Dos poucos que não pretendem voltar os maiores motivos estão entre o desejo de conhecer outros lugares (54%) ou porque consideraram o passeio muito caro (18%). Alguns avaliaram que a praia não tem infraestrutura (9%), dificuldades de acesso (9%) e que fica muito longe (9%). Positivamente a pesquisa mostra que ninguém disse que não voltaria porque a cidade estava muito cheia, a praia muito suja, por falta de informação turística ou falta de segurança, o que leva a considerar que estes indicadores foram considerados favoráveis para um possível retorno.
Entre os visitantes, 74% gastaram em média R$ 411,44 no comércio local, sendo cerca de R$ 40 por compra. Foram entrevistados turistas e empresários do setor terciário em áreas de comércio, serviços, turismo e hotelaria. O levantamento foi realizado entre os dias 2 de janeiro e 8 de fevereiro com os turistas, em locais como praias, comércio e rodoviária e com os empresários entre 10 e 12 de fevereiro nos principais centros de comércio e serviços.
Perfil do turista em Imbituba
Origem
88,7 % Brasil (81% Rio Grande do Sul | 22% Santa Catarina)
8% Argentina
2.3% Uruguai
Sexo
55,4% Feminino
44,6% Masculino
Idade
18 a 25 – 21%
26 a 30 – 16.7 %
31 a 40 – 27,8 %
41 a 50 – 21.7%
51 a 60 – 8.3%
Acima de 60 – 4.5%
Grupo
49% Família
24% Casal
23% Amigos
Estadia
45% Pousada
17% Casa alugada
16% Casa de parentes ou amigos
12% Imóvel próprio
Escolha
50% já conhecia Imbituba
38,9% indicação de amigos e familiares
Meio de transporte
88.7% Veículo próprio
5.7% Ônibus
3.3% Avião
Gastos aproximados
Hospedagem – R$ 1.116,21
Transporte – R$ 394,70
Alimentação – R$ 657,78
Lazer – 312,77
Total: R$ 2.243,46
Avaliação do empresário
Contratações para temporada
Comércio – 40%
Hotelaria – 73%
Movimento no comércio
7% Ótimo
44 % Bom
22% Irrelevante
22% Negativo
5% Péssimo
Movimento na hotelaria
Muito bom 40%
Bom 47%
Irrelevante 13%
Variação no faturamento
Em relação a temporada 2014 – 3%
Em relação aos outros meses – 5%
Serviços oferecidos ao cliente (hotelaria)
Servidores capacitados – 93%
Banheiros – 86.7%
Estacionamento – 60%
Colaborador que fala espanhol – 53,3%
Pagamento em dólar/euro/peso – 46,7%
Cartão de crédito internacional – 40%
Ambiente para idosos – 40%
Colaborador que fala inglês – 33,3 %
Ocupação hoteleira – 86%
Fonte: http://www.fecomercio-sc.com.br/fmanager/fecomercio/pesquisas/arquivo389_1.pdf
Texto: Emanuelle Querino Alves de Aviz
Fotos: Claudio Moreira Lima