Quem será o Prefeito Mirim 2015?

O tema deste ano será Literatura Infanto-Juvenil: Um Hábito Divertido. As escolas já receberam o regulamento para iniciar os projetos das campanhas eleitorais

O projeto Prefeito Mirim, pioneiro na região, realizado pela Secretaria de Educação do Governo de Imbituba, já começou. O objetivo é promover o desenvolvimento da consciência política e social, fazendo com que os envolvidos se preocupem com os problemas de sua comunidade escolar e apontem soluções para sua melhoria, modificando a realidade e apresentando resultados.

Michela Freitas, secretária de Educação, conta que o tema escolhido para este ano será Literatura Infanto-Juvenil: Um Hábito-Divertido. “Deverão ser implementadas práticas de incentivo à leitura e a contação de histórias, utilizando os acervos literários disponíveis, além de buscar estratégias para revitalizar os espaços destinados à leitura em parceria com a comunidade escolar”, explica.

O projeto deverá ser elaborado em parceria com a equipe gestora, corpo discente e docente, pais e comunidade em geral. Os concorrentes devem desenvolver com clareza e objetividade as ações do Projeto, bem como suas execuções no período de abrangência. No período de 02 a 06 de março as unidades escolares irão selecionar seu candidato ou candidata à Prefeito Mirim 2015.

Atribuições do Prefeito Mirim:

– Participar de reuniões, sempre que convidado, quando esta tratar de assuntos relevantes para a educação, esportes, cultura e lazer de crianças e jovens.

– Articular-se com o Conselho Tutelar e Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente, divulgando os direitos destes.

– Conhecer escolas, postos de saúde e outras instituições municipais, para que amplie sua formação política e social e possa se constituir numa liderança jovem.

– Encaminhar reivindicações e sugestões às autoridades do município, atuando como um legítimo porta-voz das crianças e dos adolescentes.

– Participar de atividades que possam colaborar para a sua formação como liderança juvenil e para o sucesso de seu mandato.

– Participar de eventos cívicos e culturais que envolvam crianças e jovens.

– Acompanhar as atividades do prefeito municipal em dias determinados por esta autoridade.

Regulamento

A execução do Projeto deverá ocorrer entre os meses de março e maio. As escolas deverão comprovar a execução do Projeto, através de registros como: fotografias, vídeos, depoimentos, materiais concretos, reportagens de jornal, participação em programas de rádio, apresentações públicas nas comunidades, etc. No dia 09 de junho o candidato(a) deverá defender o Projeto de sua escola, numa apresentação de no máximo 7 minutos. O júri será composto de cinco pessoas e os candidatos serão avaliados pelos critérios de objetividade; clareza de informações, oratória, relevância das ações realizadas no projeto e apresentação.

O ato de posse ocorrerá na Semana do Município em sessão solene na Câmara Municipal de Imbituba. O mandato de Prefeito Mirim terá a duração de um ano. O Prefeito Mirim perderá o mandato em caso de renúncia; mudança de município; ato de indisciplina escolar em que sujeita o eleito às penalidades descritas no Regimento Escolar; reprovação escolar. No caso de perda do mandato de Prefeito Mirim, assumirá o 2º colocado no concurso. Nesta situação, sugere-se que ocorra a solenidade de transmissão do cargo.

Prefeito Mirim 2014

O atual Prefeito Mirim é Vinícius Bittencourt de Souza, da Escola Belarminda de Souza Pires, do Campestre. Ele tem 10 anos e seu projeto foi “Brincar e Recrear”, com o objetivo de inserir o lúdico na escola, oferecendo um momento de satisfação e interação entre os alunos na hora do recreio. “O projeto era fazer algumas brincadeiras no recreio para que ficasse mais divertido e também diminuíssem os conflitos e as brigas. As crianças gostaram muito das brincadeiras, vi a alegria nos olhares delas”, explicou.

Atenciosamente,Emanuelle Querino Alves de Aviz

Foto: Claudio Moreira Lima