Dengue: iniciam as visitas em Imbituba

A equipe do Programa de Controle e Combate à Dengue iniciou a visitação pelo bairro Porto da Vila

 

O Programa de Controle e Combate à Dengue (PCCD) da Secretaria de Saúde do Governo de Imbituba iniciou a visitação para orientar a população sobre as maneiras de prevenir a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença. Semanalmente as armadilhas são verificadas pelos sete profissionais que integram a equipe do programa.


As visitas começaram nesta segunda-feira no bairro Porto da Vila, onde foram encontrados quatro focos do mosquito em armadilhas no ano passado. “A armadilha fornece condições ideais para a reprodução do mosquito. A fêmea deposita seus ovos e estes se desenvolverão em larva, pupa e, finalmente, mosquito. No município de Imbituba, o programa da dengue possui 196 armadilhas e mais 37 Pontos Estratégicos espalhados por toda a cidade”, explica Rafael da Silva, coordenador do programa.


Pontos Estratégicos são locais que oferecem maior risco de proliferação do mosquito, como borracharias, oficinas mecânicas, empresas, ferros velhos, floricultura e cemitério. “Por este motivo, esses locais são visitados quinzenalmente. Em 2013 encontramos quatro focos do mosquito, nos bairros Vila Esperança, Centro, Vila Nova Alvorada e na Área Portuária, todos em armadilhas e em 2014 também quatro focos nas armadilhas do Porto da Vila”, conta.

 

Controle e prevenção

 

Após encontrar o foco é feita a delimitação e o controle da região onde foram encontradas as larvas. A partir do ponto onde foi encontrado o foco, faz-se uma varredura em um raio de trezentos metros a procura de criadouros e também de larvas e pupas de todos os mosquitos da região, no qual e encaminhado para analise ao laboratório. Em seguida, durante um ano a cada período de dois meses, é realizado uma vistoria em toda região a procura de novos criadouros de mosquito, e orientando  e conscientizando da prevenção e dos riscos que a dengue, todos os moradores que residem nas proximidades desse trezentos metros de controle.


Foram realizados nos últimos dois anos em Imbituba o Dia D, Dia nacional de Combate à Dengue, orientações de prevenção e control, além de diversas palestras educativas nas Escolas Estaduais e Municipais. “Também realizamos um projeto voltado a historia, origem, prevenção, através da  educação dos alunos e da sua família, com folder explicativos sobre o controle e prevenção, no combate ao mosquito e seus possíveis criadouros”, afirma Rafael.

 

 

Atenciosamente,Emanuelle Querino Alves de Aviz

Fotos: Claudio Moreira Lima