Imbituba tem verão excelente no turismo
Com praias próprias para banho e hotéis com lotação máxima, a cidade vive um dos seus melhores anos para o turismo de verão
Imbituba está tendo um dos melhores verões em termos de movimentação turística. Apenas na semana entre o Natal e o Ano Novo mais de 70 mil pessoas passaram pela cidade. Além de belas praias, lagoas, dunas e trilhas, Imbituba tem todas as praias indicadas como próprias para banho pela Fundação do Meio Ambiente (Fatma), o que aumenta a lista de atrativos da cidade. De acordo com pesquisa feita pela Secretaria de Turismo, grande parte dos hotéis tiveram aumento no número de hospedagens e muitas com até 100% de lotação.
Romeu Pires, secretário interino de turismo, conta que este ano a cidade recebeu um atrativo maior, especialmente para a Praia do Rosa, que foi a vinda de surfistas profissionais como Mineirinho e o atual campeão mundial de surf Gabriel Medina, gerando grande mídia espontânea. “Apesar de os problemas com abastecimento de água não estarem completamente resolvidos, já foram bem menores este ano. Se o volume de turistas continuar a aumentar em Imbituba, principalmente agora com o carnaval, teremos 2015 como o melhor ano de turismo dos últimos tempos. Isso nos atenta para a necessidade de maiores investimentos em infraestrutura turística do município”.
Imbituba atrai muitos visitantes porque atende às necessidades das famílias, com praias tranquilas e seguras; casais e jovens, com praias badaladas, bares e restaurantes, além das opções esportivas, que interessam esportistas de diversas modalidades como surf, windsurf, kitesurf, stand-up-paddle, parapente, ciclismo ou trilhas para corridas e caminhadas.
Uma das novidades do verão foi a Tenda Literária, que deu um banho de cultura nas praias de Ibiraquera, Itapirubá, Rosa e Vila. Uma iniciativa da Biblioteca Pública Municipal Cônego Itamar Luiz da Costa, com o apoio das secretarias de cultura e turismo, que levou muitos livros, leitura, literatura e contação de histórias para as praias, além de atividades culturais como música, dança e intervenções.
Atenciosamente,
Emanuelle Querino Alves de Aviz
Fotos aéreas: Claudio Moreira Lima