Não há fila para exames de alta complexidade

Apenas em janeiro, mais de 200 exames foram agendados

 

Com o objetivo de reduzir o tempo de espera para o agendamento de exames de alta complexidade, especialmente dos pacientes do setor de Tratamento Fora de Domicílio (TFD), a Secretaria de Saúde do Governo de Imbituba realizou uma força-tarefa para levantar os pedidos cadastrados há mais tempo e apenas em janeiro já autorizou mais 200 exames que estavam represados  para agendamento, através da Regional de Saúde em Tubarão.


Todos os exames foram em especialidades como oftalmologia, ecocardiograma, teste ergométrico, colonoscopia e endoscopia. De acordo com a Gerente de Saúde da secretaria, Maria Martins, apenas na parte de cardiologia, foram mais de cem exames. “Hoje estamos praticamente sem fila para os exames de alta complexidade  acima citados que precisam ser feitos fora do município. Já estamos nos organizando para que os exames em outras especialidades também sejam autorizados e agendados, atendendo às necessidades dos nossos cidadãos”, afirma.


A força-tarefa foi necessária, pois a análise dos processos para exames de alta complexidade é minuciosa e um pouco mais demorada. “Assim nós conseguimos atender muitos pacientes que já estão com seus exames agendados ou sendo realizados, para que possam voltar e receber o devido tratamento para o seu problema”, explica Maria.

 

Atenciosamente,

Emanuelle Querino Alves de Aviz

Fotos: Claudio Lima