Tenda Literária estará na Praia do Rosa
Neste final de semana o projeto itinerante de incentivo à leitura chega a uma das praias mais badaladas de Imbituba
Mais de 800 pessoas já participaram da Tenda Literária, iniciativa da Biblioteca Pública Municipal Cônego Itamar Luiz da Costa, da Secretaria de Cultura do Governo de Imbituba, em parceria com a Secretaria de Turismo. O espaço cultural itinerante tem livros à disposição e contação de histórias nos fins de tarde de sábado. Já passou por Barra de Ibiraquera e Itapirubá e agora chega à Praia do Rosa nos dias 31/01 e 01/02.
A tenda apresenta um acervo selecionado para gostos diversificados, com a curadoria de Talitha Gresele Ozorio e supervisão da bibliotecária Gláucia Maindra. “Em cada praia encontramos um novo público, com suas necessidades e desejos impares, o mais gratificante é estabelecer esse momento de troca e informação, entre países vizinhos, entre nossos pares de cidades tão próximas, enfim ampliando horizontes”, afirma Gláucia.
Os livros em braille e com fonte ampliada tem sido a grande novidade ao público que visita a Tenda. Eles são disponibilizados pela Fundação Dorina Nowill gratuitamente. Gláucia Maindra convida a todos para visitarem neste final de semana a penúltima edição da Tenda Literária do Verão 2015, na Praia do Rosa. E reforça que a última edição da tenda de 2015 acontecerá na Praia da Villa – Centro, dias 7 e 8 de fevereiro.
Mais uma vez o evento conta com Isabella Torquato do souIM, que assina a cenografia do espaço com o uso de materiais inusitados, utilizados de forma criativa, tornando o espaço convidativo e acolhedor.
“A revista Foco Livre encaminhou alguns exemplares para a Tenda Literária, em parceria, e também o Jornal Bem Estar – Litoral Sul, com distribuição gratuita. Agradeço o apoio do transporte realizado pela Polícia Militar de Imbituba na edição de Itapirubá. A parceria de contatos com o Coletivo Intervenção Cultural para esta edição da Praia do Rosa, que nos possibilitou estabelecer uma parceria frutífera com a Flor do Mar – casas para alugar, que além de tudo nos cedeu conexão web. Nesta edição, a Tenda será alimentada pelo Pirata do Rosa Legend, que também nos acolherá ao final do dia, também contamos com o apoio do Rosa Grill. E agradecemos intensamente a toda a logística disponibilizada pela Fazenda do Rosa, juntamente com a Virada Mágica, que não pouparam esforços em somar nesta iniciativa. Esperamos a todos para compartilhar um dia de praia cheio de cultura”.
Como funciona
Tanto os turistas quanto a comunidade residente em Imbituba poderão realizar o empréstimo de livros para ler em outro local. Para efetuar empréstimo de livros o turista precisa preencher um termo de empréstimo, informando endereço, telefone e e-mail e na ocasião apresentar o documento de RG ou CPF.
Para efetuar o cadastro de leitor, para quem reside em Imbituba, basta apresentar comprovante de residência atual na cidade de Imbituba em nome próprio, ou nome dos responsáveis; RG; CPF e duas fotos 3×4. É possível emprestar até três livros por 15 dias, que podem ser renovados via telefone, internet e presencialmente na Biblioteca. A Bibliotecária, Gláucia Maindra esclarece que esse é um dos objetivos da Tenda, aproximar e facilitar o acesso aos recursos que a biblioteca oferece.
A ONG Entrelinhas propõe que a pessoa que achar um Livro Nômade pode pegá-lo, levá-lo para onde quiser e fazer uma boa leitura. O único compromisso é de deixar o livro em algum lugar movimentado. A ideia do projeto é que os livros não fiquem parados na estante. Se você quer que seus livros sejam nômades também, entre em contato com a Entrelinhas na Tenda Literária, com Ailton Pereira Junior.
Programação Tenda Literária
Livros, leitura, literatura, informação e contação de histórias
Data: 31 de janeiro e 1º de fevereiro – Praia do Rosa, acesso pela trilha da Fazenda Verde ao lado da Lagoa do Meio, em frente ao Deck da Fazenda do Rosa. Horário: das 9h às 19h
Participação livre e gratuita
Informações: https://www.facebook.com/tendaliteraria
Próxima edição dias 7 e 8 de fevereiro – Praia da Vila
Programação
31/01 – Sábado
9h30 às 11h – Limpeza periódica da Praia do Rosa, educação ambiental e integração social, com o Coletivo Rosamor. O trajeto da Limpeza inicia no Restaurante Pirata, próximo à Lagoa do meio, visita a Tenda Literária e segue até o Canto Sul da praia. O Movimento Rosamor reúne voluntários que mobilizam para que a Praia do Rosa seja a mais limpa do Brasil, para tal orientam: seja responsável por seu lixo e não deixe nada na praia; peça, de uma forma amorosa, para seus vizinhos de praia fazerem o mesmo; se encontrar um lixinho na praia, sem dono, ajude-nos e encaminhe ele para a lixeira mais próxima. Zeno Castilho, integrante do movimento, reforça “Só assim com a união de todos, poderemos aumentar ainda mais a qualidade de vida nesse paraíso tropical”.
15h30 às 16h – Contação de Histórias “enCONTOS da Natureza”, com Fillipi Anselmo. – Através de lendas o espetáculo “enCONTOS da Natureza” expressa acontecimentos misteriosos que retratam a tradição de um povo e que fazem parte de sua cultura. Fillipi Anselmo contador de história para crianças de 2 a 182 anos. Atuando no teatro, aproveitou sua experiência como ator para despertar o interesse da criança e do adulto em ouvir histórias. O espetáculo é produzido pelo Coletivo Intervenção Cultural.
16h – Recital, com Ailton Pereira Junior e Isadora Calônico. Aberto a todos os presentes para participarem também. Para Isadora “A literatura sempre foi minha maior paixão. A arte da palavra exemplificada, mas não explicada em seu sentido conotativo me fascina em prosa e verso. Explorando todas as potencialidades de comunicação, é aquilo que permanece com ênfase na expressão transpondo limites de tempo e espaço. E é o que escolhi para me aperfeiçoar até que findem os meus dias.” Já Ailton afirma que “Não leio para saber notícias e verdades, leio para estar em outro lado, pisar outras areias e ver outros lugares. Se leio literatura não é para encontrar definições, leio como um erro e para inventar verbo e ação. Como um rio que sempre vai, leio. Como o tempo que não volta, leio.”
16h às 19h – Conheça Entrelinhas, com Ailton Pereira Junior, integrante da organização em processo de formação. “A ONG Entrelinhas surge com o intuito de semear o interesse pela leitura e escrita literária em Imbituba, para isso buscará auxiliar e promover iniciativas voltadas ao livro, leitura, literatura, bibliotecas, demais espaços de leitura e unidades de informação” esclarece Daniele Freitas, integrante da Entrelinhas.
16h às 19h – Exposição de Ailton Pereira Junior, com o ensaio fotográfico sobre leitura, no qual utilizou um conceito do Barthes, A leitura com cabeça levantada.
16h às 19h – Coletivo Intervenção Cultural – Produtora e incubadora de projetos que investiga novas formas de envolver os diferentes públicos na esfera da arte, cultura e meio ambiente a fim de fortalecer, difundir e fomentar a produção artística cultural e a conscientização ambiental, promovendo projetos de inovação social que produzam inovação e transformação. Nesta edição com Fillipi Anselmo e Juliana Resende Dutra, integrantes do Coletivo.
17h às 18h30 – Surf Music, com Gui Dias e Evaldo Junior.
17h às 19h – Trilha conduzida pelo Coletivo TaiáTerra – Saindo do local da Tenda Literária na Praia do Rosa. Os condutores são formados pelo Instituto Federal de Educação Tecnológica de Santa Catarina – IFSC Campus Garopaba; e credenciados pelas prefeituras. Os condutores recomendam levar na trilha: roupas leves, calça e camisas longas protegem de aranhões; sapatos adequados, fechados e com sola não escorregadia; chapéu ou boné, protetor solar e óculos escuros; garrafas com água conforme a necessidade de cada um e lanche.
01/02 – Domingo
10h às 12h – Área de Proteção Ambiental e Baleias Franca, conversa com as equipes da APA da Baleia Franca e do Projeto Baleia Franca.
15h30 às 16h – Atividade de leitura e contação de histórias musicada para crianças, com Maria Clara Tassinari e Daniel Corleta Evangelista. Daniel é Professor de Música no Colégio Contemporâneo em Camaquã/RS e estudou Musicoterapia no Conservatório Brasileiro de Música (CBM-CEU). Maria Clara é formada pelo Instituto Brasileiro de Arteterapia (IBART), é artesã e Condutora Ambiental Local formada pelo Instituto Federal de Educação Tecnológica de Santa Catarina – IFSC Campus Garopaba, o que soma muito saber nesta interação.
16h às 19h – Coletivo Intervenção Cultural – Produtora e incubadora de projetos que investiga novas formas de envolver os diferentes públicos na esfera da arte, cultura e meio ambiente a fim de fortalecer, difundir e fomentar a produção artística cultural e a conscientização ambiental, promovendo projetos de inovação social que produzam inovação e transformação. Nestedomingo com Alessandra Santos, integrante do Coletivo.
17h – Contação de Histórias, com o Zeno Castilho. Como os náufragos de Juan de Solis fundaram o primeiro Porto do sul da América do Sul e como as cartas embarcadas em Garopaba vão dar nome ao um novo país nascedouro: Argentina.
17h30 às 18h – Dança com Poesia, com Geeta da Luz – Dança das Deusas aborda a Dança de uma perspectiva inovadora, apostando na força potencialmente transformadora da Arte, especialmente aliada à Meditação. Para a Tenda Literária, Geeta da Luz traz performance de dança & poesia, com inspiração dionisíaca no poema “O Louco” de Khalil Gibran.
18h às 19h – Southern Rock, com Lú Guassu e Peter Redneck – Violão e voz cantando clássicos do rock com algumas influências do estilo “Southern Rock”, uma espécie de mistura de rock com música country americana.
Inspiração
A Tenda em Itapirubá inspirou alguns participantes Yane Mokos, que participou nos dois dias e descreve: “E a Tenda se “abriu”… Mãos e olhos buscavam as palavras. Gente de todo tamanho ali se aconchegava. Os mais pequenos não resistiram, folheavam, acompanhavam o ritmo, atentamente se “encontravam”. E assim aproveitávamos o dia, ora mergulhávamos no mar, ora nos deliciávamos com as histórias. A chuva também quis estar ali e brevemente tudo virava poesia, logo o sol vinha, e tudo se reorganizava não queríamos perder nadinha e nos despedíamos até a última melodia. Agradecemos a este tão belo projeto, a tantas pessoas do bem que ali passaram… Parabéns a toda equipe!!!”
Confira o vídeo oficial e conheça o projeto da Tenda Literária http://youtu.be/L5hyznvlEj0
Reportagem da Unisul TV apresenta um recorte do evento realizado na Praia de Itapirubá nos dias 24 e 25/01: http://youtu.be/Dvb4uCScksk
Mais imagens em: https://www.facebook.com/tendaliteraria/photos_stream?tab=photos_albums
Atenciosamente,
Emanuelle Querino Alves de Aviz
Fotos: Claudio Lima / Gláucia Maindra