Imbituba estuda auxílio ao HNSC
A cidade recebeu o pedido de ajuda através de vereadores tubaronenses
O Hospital Nossa Senhora da Conceição (HNSC), em Tubarão, é uma referência para diversas especialidades, de modo que muitas pessoas de Imbituba também precisam diariamente utilizar os serviços oferecidos lá. O Governo de Imbituba, representado pelo prefeito Jaison Cardoso e a secretária de saúde Maria Martins, juntamente com os vereadores da cidade, receberam uma comitiva de vereadores de Tubarão que vieram pedir auxílio para o hospital.
O objetivo dos vereadores tubaronenses é viabilizar soluções sobre os atendimentos de emergência da Amurel. Por isso convidaram além do prefeito e da secretária, também os vereadores, que aprovam as contas do município, para discutir a causa. A reunião, realizada na última terça-feira (2), terminou sem uma definição, mas com uma tendência de que Imbituba irá colaborar com o HNSC.
De acordo com o prefeito, Imbituba já tem um alto investimento no Hospital São Camilo, mas entende que além de ser necessária uma união dos municípios, é imprescindível a revisão da tabela de valores repassados pelo Sistema Único de Saúde – SUS. “Hoje repassamos para o São Camilo 1,4 milhão de reais por ano e em 2015 esse valor chegará a quase 2 milhões. Também sofremos por não receber auxílio de outros munícipios que utilizam os serviços daqui. Tenho consciência que o HNSC é essencial para a realização de consultas e exames principalmente em especialidades como cardiologia e oncologia. O problema é que mesmo que ajudemos, o valor pago pelo SUS para os serviços ainda é insuficiente para que o atendimento seja viável”, explica Jaison.
Ao final da reunião ficou decidido que será feito um estudo sobre qual valor pode ser repassado mensalmente ao HNSC, de modo que Imbituba também possa cobrar na qualidade do atendimento oferecido. “Vamos esperar que outros municípios manifestem-se para que cada um ajude com valores equivalentes e o montante arrecadado supra as necessidades do hospital”, conclui o prefeito de Imbituba.
Texto e fotos: Emanuelle Querino Alves de Aviz