Imbituba recebe oficina Palavra Falada

A Biblioteca Pública Cônego Itamar Luiz da Costa acolhe o evento nos dias 3 e 4 de dezembro

 

Revitalizar e dar novos usos à palavra, desenvolvendo o gosto pela leitura e interpretação de poemas, estimulando à criatividade e a capacidade reflexiva e interpretativa dos participantes. Este é o objetivo da oficina Palavra Falada que será ministrada pela artista multimeios Silvana Leal, na Biblioteca Pública Cônego Itamar Luiz da Costa, nos dias 3 e 4 de dezembro, das 19h às 22h, totalmente gratuita.

A oficina ocorre durante 6 horas, realizada em dois turnos, o primeiro na quarta, dia 3 e o segundo na quinta, dia 4, ambos com 3 horas de duração. A artista, Silvana Leal, convida toda a comunidade e esclarece que “podem participar, estudantes (acima de 14 anos), poetas, escritores, músicos, artistas visuais, performers, atores e qualquer pessoa que se interessa pela poesia. O evento é gratuito. Participem!”, reforça.

Silvana explica que esta oficina, visa uma aproximação direta com a performance, por meio de várias técnicas que envolvem dança, teatro, literatura e música, rompendo assim com a tradição da poesia declamatória. “Proporciona um contato com a palavra, suas falas e formas, seus sons e sua visualidade. Mais que apreender a falar poemas, a oficina, de caráter experimental, oferece aos seus participantes uma experiência sensorial e lúdica com a palavra”, afirma.

A bibliotecária Gláucia Maindra informa que o evento na cidade é resultado da articulação da classe artística, que partilha de oportunidades. “Quem nos indicou para esta parceria em Imbituba foi o ator Christian Ribeiro, da Cia. Desmontagem Cênica. A Biblioteca agradece a parceria, pois esta oficina trará um novo olhar à poesia e será a oportunidade de reinventá-la com arte e sensibilidade”, afirma Gláucia. Que deixa claro o desejo de vivenciar esta experiência e convida a todos a também participarem.

Palavra Falada é uma realização da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), por meio da Diretoria de Difusão Artística, via Governo do Estado, em parceria com a Casa das Ideias Produções Culturais. A oficina passará por três cidades catarinenses, Brusque (26/11), Florianópolis (1º/12) e Imbituba (3 e 4/12).

 

Oficina Palavra Falada, com Silvana Leal

Data: 03 e 04/12/2014, quarta e quinta
Horário: 19h às 22h

Local: Biblioteca Pública Municipal Cônego Itamar Luiz da Costa – Rua Nereu Ramos, 276 , Centro – Imbituba

Participação gratuita

A partir de 14 anos

 

Página do evento: https://www.facebook.com/events/1501730236766466/
Site da artista: http://silvanalealart.com

Sobre a oficina

Serão utilizados textos e poemas clássicos da língua portuguesa, bem como de poetas catarinenses e ainda poemas da própria poeta, Silvana Leal, que abordará as seguintes questões: a fala e formatos possíveis de uso da palavra poética; a poesia e sua sonoridade e visualidade. A oficina Palavra Falada vem sendo desenvolvida por Silvana Leal desde 1995, quando realizou suas primeiras experiências no Hospital Psiquiátrico na Granja do Riacho Fundo (Brasília/DF) em sua formação como Psicóloga. Após a graduação, Silvana decidiu dedicar-se exclusivamente à arte. Desde 1994, é artista multimeios e trabalha com diversas linguagens. Publicou os livros: “Erotismo Proibido nos Lábios em palavras e imagens” (Edição de autor, 2001) “todocorpo” (Travessa dos Editores, 2007) e “Palavra Açúcar” (Papaterra, 2012). A oficina ao longo, destes anos vem sempre sofrendo modificações e se transformando junto com a criação da artista.

 

 

 

Texto: Emanuelle Querino Alves de Aviz

Foto:
Imagem:

Leonardo Almada

Poema extraído do Livro Palavra

Açúcar, de Silvana Leal