Seminário de Turismo debate oportunidades no Sul

O evento segue até amanhã com foco na criação de roteiros integrados. Confira a programação

O II Seminário de Turismo da Instância de Governança Encantos do Sul e a I Feira de Instâncias de Governança de Santa Catarina encerra seu primeiro dia criando a interação entre os agentes de turismo do estado e, principalmente do Sul. Com o objetivo de criar roteiros integrados na região, o debate tem sido em torno das potencialidades e das oportunidades.

Adilson Silvestre, presidente da Encantos do Sul, destacou que se já estamos com a infraestrutura quase pronta para receber o turista, agora é preciso pensar no que faremos para que ele deseje nos visitar. “A BR-101 está com a duplicação praticamente pronta, o Aeroporto Regional de Jaguaruna está em vias de receber voos que trarão os turistas e nós precisamos definir o que vamos oferecer: turismo ferroviário, rural, serra ou praias, turismo de eventos, compras, há muito que fazer e esse é o nosso desafio”, afirma.

O presidente da Santur, Valdir Walendowski falou sobre a diversidade de oportunidades no estado e como é possível abordar as tendências. “Temos um grande potencial para os eventos esportivos, como o ciclismo, os esportes de praia. Santa Cataria é o terceiro estado mais procurado no Brasil está apenas atrás de São Paulo, pelos eventos, e Rio de Janeiro, pelo sol e mar. Então nossa situação já é muito boa, o importante agora é criarmos meios de manter o nosso turista por mais tempo, assim os setores de hotelaria, alimentação, transporte e abastecimento, comércio e outros, crescerão ainda mais”, acredita.

O evento, que está sendo realizado no Parque Ambiental da Tractebel, tem continuidade nesta quinta-feira (27). Um dos temas é o case da Praia do Rosa, falando sobre como os empresários criaram oportunidades na baixa temporada, através do associativismo. Outro é o turismo ferroviário, que é considerado uma potencialidade para a região, por ter a Ferrovia Tereza Cristina e, no futuro, a possibilidade de estar integrada à malha ferroviária nacional.

O Seminário tem o apoio da Santur, Tractebel Energia, Faculdade Satc, Associação Empresarial de Imbituba – ACIM, Associação Empresarial e Tubarão – ACIT, Governo de Santa Catarina – SOL, Prefeitura Municipal de Capivari de Baixo, Agência Brasileira de Desenvolvimento Regional e Fucap.

Sobre a Encantos do Sul

A Instância de Governança Encantos do Sul, foi instituída através da criação do Conselho Turístico Encantos do Sul, em 2011. Seu papel é propor um fórum democrático de discussões, cuja função é nortear e acompanhar as ações e projetos voltados ao desenvolvimento turístico da região dos Encantos do Sul, que abrange 32 municípios. Tem a visão de ser referência na organização e desenvolvimento sustentável do turismo.

Quinta 27/11

9h30 – Apresentação cultural italiana, Cocal do Sul

9h45 – Turismo Ferroviário, Adonai Filho

10h20 – APA Como player para a região, Simão Marrul Filho