Novembro Azul mobiliza homens em Imbituba

Todos os homens são convidados para participar da palestra Saúde do Homem, no dia 13, às 13h30 na ESF Paes Leme.

           

A Estratégia Saúde da Família (ESF) do bairro Paes Leme convidou alguns homens da cidade para estrelar a campanha Novembro Azul – É preciso tocar nesse assunto. O objetivo é mostrar que a saúde do homem é mais importante do que qualquer preconceito. A unidade, da Secretaria de Saúde do Governo de Imbituba, também promove um Dia de Beleza com corte de cabelo, em 13 de novembro, e palestra sobre o tema, às 13h30.

Entre os homens que aceitaram o convite para a mobilização, estão o modelo e Mister Santa Catarina Allan Lanfredi, os músicos Teto Fernandes, Juliano Rosa, Arthur Vinícius, Vini Silva, Jair Freitas e o fotógrafo Leonardo Freitas. Conhecidos em Imbituba e além dela, o grupo reforça a campanha com uma mensagem de que a saúde vem em primeiro lugar.

Allan Lanfredi participou da campanha porque acredita que toda forma de divulgação é importante para tornar a mensagem visível e chegar à conscientização. “Devemos lembrar, antes de tudo, que a nossa saúde é mais valiosa do que qualquer preconceito. A prevenção precisa ser encarada com total naturalidade, deve ser discutida com bastante clareza e estar acessível a todos, a fim de que esse assunto não seja mais tratado com receio”, afirma o Mister Santa Catarina.

O fotógrafo Leonardo Freitas, que cedeu o seu trabalho para o ensaio e também estrelou as fotos, pensa que o mais importante é combater o preconceito. “Sinto-me bem podendo ajudar a causa da saúde masculina e ver que está tendo resultados, com jovens e principalmente os homens mais velhos buscando a prevenção”, explica.

 

Sobre o câncer de próstata

 

A próstata é uma glândula localizada na parte baixa do abdômen masculino. O câncer acontece quando há uma multiplicação anormal das células desta região. Por ser um tipo de câncer que demora a se manifestar é imprescindível que sejam feitos os exames preventivos para que ele não seja descoberto apenas em estágio avançado. Mesmo na ausência de sintomas, homens a partir de 45 anos, ou a partir dos 40 se houver histórico familiar, devem ir anualmente ao urologista.

Entre as medidas de prevenção está o toque retal, um procedimento que muitas vezes é adiado por causa do preconceito, mesmo sendo um exame rápido e indolor. Com este exame o urologista pode detectar anormalidades na próstata e solicitar exames complementares como a dosagem de PSA, ultrassom transretal e a biópsia da glândula.

 

Texto: Emanuelle Querino Alves de Aviz

Foto: Leo Freitas