Concurso premiará práticas educativas em Imbituba

Com o objetivo de reconhecer práticas educativas desucesso, relacionadas a temas relevantes para a educação, o concurso “Educação– O que temos de melhor?” é uma iniciativa do Coletivo Imbituba deArticulação Colaborativa e da Votorantim Cimentos – Unidade Imbituba, comapoio técnico da Secretaria de Educação do Governo de Imbituba e do movimentoSouIM. O concurso destacará projetos já realizados em escolas da redemunicipal de ensino do município de Imbituba, que contribuam na qualidade daeducação.

Os projetos precisam estar relacionados a temas comoelevação do IDEB, Combate a Evasão Escolar, a Distorção Idade x Série e aintegração da comunidade e dos pais com a escola. A escola que tiver seuprojeto premiado receberá um certificado de menção honrosa e uma revitalizaçãodo Espaço de Leitura da escola, a ser realizada após a premiação, conformemelhor adequação de cronograma.

Para a secretária de educação, Michela Freitas, aoportunidade é uma maneira que a escola mostre, além de seus muros, o que temde melhor e todo o trabalho que é realizado lá. “Ficamos muito felizes com aoportunidade que o Coletivo, a Votorantim e o SouIM estão nos dando. Essaparceria com as empresas só tem a enriquecer o nosso trabalho. Não vamos mediresforços para engajar toda a rede e fazer a premiação valer a pena”, agradeceu.

O concurso foi divulgado para as diretoras das escolasmunicipais, na tarde desta segunda-feira, 22, e na oportunidade o gerente geraldo banco Itaú de Imbituba, Leandro Pratts, garantiu a doação de 900 livros parao município, sendo cem unidades para cada uma das nove escolas básicas, como umincentivo para a educação.

Como participar?

Podem participar educadores, de todas as áreas doconhecimento, que estejam lecionando em 2014, em Imbituba, a alunosmatriculados em instituições públicas de ensino mantidas pelo Poder Públicomunicipal na Educação Básica (Educação Infantil, Ensino Fundamental I e II eEnsino Médio). Também podem se inscrever os demais profissionais vinculados aestas instituições, como bibliotecários, técnicos administrativos, gestores edemais profissionais que desenvolvam atividades regulares de educação.

O processo de seleção será em duas etapas. Naprimeira, haverá análise de todos os projetos inscritos e atribuído osconceitos conforme critérios de abordagem dos temas preconizados.  Asegunda etapa será realizada através da visita aos projetos durante a MostraPedagógica que acontecerá entre os dias 11 e 25 de novembro.

O regulamento completo e a ficha de inscrição podem serretirados na Secretaria de Educação.