Escola de Imbituba supera meta do Ideb para 2022

A Escola Municipal Etelvina de SouzaPereira, do bairro Vila Santo Antônio, superou a meta para 2021 do Índice deDesenvolvimento da Educação Básica, o Ideb, avaliado em 2013. A escola, queoferece apenas os anos iniciais do Ensino Fundamental, atingiu a nota 7,1,superando a meta das escolas municipais para 2013 (4,5) e para 2022 (6,0)avançando de maneira exemplar na qualidade de ensino

De acordo com o Inep – Instituto Nacionalde Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, estados, municípios eescolas deverão melhorar seus índices e contribuir, em conjunto, para que oBrasil chegue à meta 6,0 em 2022, ano do bicentenário da Independência. Mesmoquem já tem um bom índice deve continuar a evoluir. O resultado nacional para as escolasmunicipais nos anos iniciais do Ensino Fundamental foi de 4,9 e Imbituba teve amédia 5,4, atingindo a meta pra 2013.

O prefeito Jaison Cardoso vê o índice comouma oportunidade de conduzir as políticas públicas da educação em Imbituba.“Este é o resultado de um trabalho de uma equipe de profissionais e eles agoradevem ser observados e seus projetos aprimorados cada vez mais. O Ideb mostra oque temos de melhor e onde devemos melhorar, agora com esta notícia tãogratificante temos subsídios para orientar as ações do governo na educação”,afirma Jaison.

A secretária Michela Freitas conta que otrabalho da escola já foi compartilhado com a comunidade escolar na JornadaMunicipal de Educação como incentivo às equipes. “Temos outros resultados muitobons como os das escolas Terezinha Pinho de Souza com Ideb 6,6 e a Basileu Joséda Silva, com 6,0. O importante é aprimorarmos cada vez mais essas práticaspara que logo todas as nossas escolas estejam dentro da meta”, explica.

Foco na aprendizagem e prazer na leitura

A diretora da escola, Cristiane TokarskiEspezim, conta que toda a equipe ficou surpresa com o resultado. “Esperávamosmanter o 6,5 do último Ideb, que ainda estaríamos dentro da meta, e quandovimos o índice ficamos muito felizes e realizados”, revela. Cristiane acreditaque o desempenho é o reflexo do trabalho de um grupo de profissionais deeducação que focaram na aprendizagem e no respeito pelo aluno.

“Nós buscamos soluções entre a escola e afamília. Antes a culpa pelos problemas de aprendizagem era jogada como petecaentre escola e família. Então começamos a procurar essas soluções em parceria.Todo mundo tem que falar a mesma linguagem. O professor anterior, o atual e opróximo, sabem como é o diagnóstico de desempenho de cada aluno”, explicaCristiane.

“Também vemos o aluno como um cidadão ecomo indivíduo, mesmo dentro dos trabalhos coletivos, pois cada um é único.Quem tem dificuldade nós trazemos no contraturno para um reforço, uma aula deleitura, se preciso tiramos da aula para um atendimento individual com oprofessor, fazemos várias tentativas. Além disso, temos um forte trabalho deleitura, sendo que nossas crianças realmente têm lido cada vez mais, e omelhor, por prazer”, comenta.

Cristiane ainda demonstra como funciona otrabalho da equipe. “Nossa equipe é formada por profissionais que têm amor peloque fazem, não podemos ser só técnicos, antes da educação vem o amor, o carinhoa escuta. Todo mundo abraçou a causa e mesmo quem sai, deixa um pouco de si”,agradece.

* Apesquisa foi feita pelo Inep e os números podem ser consultados em http://ideb.inep.gov.br/