Mandalas feitas de lã decoram o Espaço Cultural

        

            O Espaço Cultural da Prefeitura Municipal de Imbituba está recebendo a exposição de mandalas de lã, feitas pela artesã Adriana Santos Antunes, que também é terapeuta holística. As mandalas estarão disponíveis para visitação até o dia 17 de outubro, de segunda a sexta, das 13h às 19h. Os interessados em entrar em contato com a artista podem fazê-lo pelo telefone (48) 9927 3559.


Mandala é uma palavra que vem do sânscrito, que significa círculo. A mandala também possui outros significados como círculo mágico ou concentração de energia. Universalmente a mandala é símbolo da totalidade, da integração e da harmonia. Pode ser utilizado na decoração de ambientes, observando os significados das cores, para atingir os benefícios desejados, podendo ser concentração, criatividade, diminuição da ansiedade e do estresse, equilíbrio físico e emocional.


Os artistas que tiverem interesse em expor seus trabalhos podem procurar a Secretaria de Cultura, diretamente com Liliane Miguel ou Ludmila Freitas, responsável pelas exposições, na sede ou pelo telefone 3355 8120, das 13h às 19h.

 

Significado de cada cor:

 

Vermelho: é estimulante afasta a depressão, tira o desânimo. É a cor das conquistas, das paixões e da sexualidade. Quando a cor vermelha está em uma mandala ela precisa ser bem usada por que ela pode causar irritação ou tirar o sono.

 

Amarelo: é ativadora e dinâmica, age sobre processos mentais. O amarelo afasta as ideias fixas e aumenta a capacidade de raciocínio. É a cor da inteligência e da criatividade.

 

Laranja: é restauradora e regeneradora, traz recuperação depois de um processo destrutivo e a capacidade de refazer o que não está certo. É a cor da coragem, da restruturação e da melhora.

 

Verde: é calmante e equilibradora. O verde melhora qualquer estado físico negativo e energiza o corpo e a alma. Quando uma mandala tem a cor verde, suas vibrações são sempre bem energizadas e, seja em que nível for, é benéfica para todos. 

 

Azul: traz equilíbrio, paciência, harmonia e serenidade, tranquiliza o corpo e a mente. Ajuda nos casos de insônia e estresse.

 

Violeta ou lilás: é profundamente espiritual, mística e religiosa. O violeta atua sobre quem está espiritualmente desequilibrado, descrente e sem conexão com as forças divinas. Quando uma mandala tem cor lilás ela limpa e isola o ambiente em que está.

 

Texto e fotos: Emanuelle Querino Alves de Aviz