Mulheres conversam sobre a luta contra o câncer
A prevenção e a descoberta precoce do câncer de mama são os principais objetivos da campanha do Outubro Rosa
Uma conversa entre mulheres com um tema muito importante: câncer de mama e de colo de útero. Na tarde da última sexta-feira, 10, cerca de quinze mulheres pararam para aprender e ensinar que é possível vencer o câncer, principalmente quando ele é descoberto no início e a mulher faz exames preventivos periodicamente. Dezenas de pessoas passaram pelo Espaço Cultural da prefeitura de Imbituba.
A ação foi promovida pela Secretaria de Saúde, através do Centro de Referência em Saúde da Mulher – Cerem, em parceria com a Secretaria de Cultura. Participaram do evento, mulheres que enfrentam o câncer e também outras que acabaram perdendo os seios. Elas falaram sobre os sentimentos, sintomas e a força que é preciso para superar.
De acordo com a Maria Martins, secretária de Saúde, a troca de saberes foi um sucesso. “O retorno foi muito importante, tanto para as convidadas quanto para as mulheres que estavam lá para ouvir. Superou as nossas expectativas a participação e a disponibilidade delas para uma conversa franca sobre a doença”, afirma.
A programação do Outubro Rosa segue em Imbituba com uma nova mobilização na tarde do dia 17, no Hospital São Camilo e a “Semana D” com oferta de mamografia, consultas, dia da beleza, distribuição de folders, caminhadas, aferição da pressão arterial, brechó, com a Estratégia Saúde da Família – ESF, nas comunidades. A programação finaliza com uma palestra sobre saúde bucal para as gestantes do Cerem, na sede, dia 27, às 13h30.
Texto: Emanuelle Querino Alves de Aviz
Fotos: Claudio Moreira Lima