Imbituba irá aderir ao Sistema de Segurança Alimentar e Nutricional

Alimentos de produtores artesanais locais serão adquiridos para a distribuição às pessoas em situação de vulnerabilidade social

Com o objetivo de garantir o direito à alimentação saudável, de qualidade e em quantidade suficiente e de modo permanente a todos, a Secretaria de Assistência Social e Habitação (Seash) do Governo de Imbituba conseguiu a aprovação da Lei Orgânica de Segurança Alimentar – Losan na Câmara de Vereadores. Deste modo, alimentos de produtores artesanais locais poderão ser adquiridos para a distribuição às pessoas em situação de vulnerabilidade social.

De acordo com a secretária Selma Elias Westphal a Losan Municipal dará legitimidade para a adesão ao Sistema de Segurança Alimentar e Nutricional, o Sisan. “Este sistema visa promover o abastecimento alimentar local com o que é produzido em Imbituba e região, através da agricultura familiar. Os produtores de alimentos agroecológicos poderão vender seus produtos como, por exemplo, farinha de mandioca, aipim, milho, hortaliças, verduras, mel, peixes, camarão, mariscos de cativeiro, ostras e pescados artesanais”, explica.

Estes alimentos serão comprados e distribuídos gratuitamente pela Seash às pessoas em situação de vulnerabilidade social, atendidas pelos programas da secretaria e entidades inscritas no Conselho Municipal de Assistência Social. “Também estimularemos o comércio de ovos caipiras e a criação de cabras. É uma ação que tem o olhar voltado para as pessoas e a qualidade de vida dos imbitubenses”, afirma.

Texto e foto: Emanuelle Querino Alves de Aviz