SDR Sul: atenção constante para a comunidade
A Secretaria de Desenvolvimento Regional Sul realiza ações periódicas de manutenção e reparo nas comunidades distantes do centro
A Secretaria de Desenvolvimento Regional Sul do Governo de Imbituba (SDR Sul) atende os bairros de Campo da Aviação, São Tomaz, Guaiúba, Roça Grande, Boa Vista e Itapirubá. A unidade tem o objetivo de descentralizar o atendimento aos serviços básicos para as comunidades distantes do centro, pois está localizada na marginal da BR-101, em Roça Grande, ao lado do posto dos Correios.
De acordo com o secretário Amilton Gonçalves de Souza é importante que todos entendam como a SDR funciona. “É bom lembrar que não se trata só de estradas, mas sim de uma parceria com todas as secretarias, visando o desenvolvimento e bem estar de nosso Município. Desenvolvemos uma logística de trabalho por comunidade e semanal. Anotamos os serviços solicitados e aplicamos uma rotina de roteirização para não deslocar desnecessariamente os equipamentos pesados e pessoas. Executamos os serviços por bairro e sequência”, explica.
A SDR Sul presta serviços em 188 ruas cadastradas e vários acessos, vielas e ruas que não são cadastradas no sistema, com manutenção feita por máquinas, colocação de saibro, serviço de roçadeira, capinação, serviços manuais de limpeza e pintura dos meios-fios. Além disso, realiza a recuperação de bueiros e calçamentos, serviços de drenagem e escoamento da água dos valos com acesso à Lagoa do Mirim, o que resolve 80% dos alagamentos da região.
A secretaria regional ainda funciona como uma assistência aos serviços dos Correios; atendimento às solicitações dos representantes dos poderes Executivo e Legislativo, levando os pedidos da população. Em apoio às outras secretarias, realiza mensalmente a limpeza das creches, escolas e postos de saúde da região, bem como pinturas e consertos em geral. Ainda realiza a limpeza e drenagem dos valos em Roça Grande, Boa Vista e Guaiúba e o acompanhamento controle e agendamento de serviços para arar, lavrar e gradear.
Texto: Emanuelle Querino Alves de Aviz
Fotos: Claudio Moreira Lima