Artes, esporte e literatura marcam Desfile Cívico em Imbituba

Imbituba realizou o Desfile Cívico de Sete de Setembro com o tema Projetando o Futuro. Organizado pela Secretaria de Educação do Governo de Imbituba, com o apoio das demais secretarias, o evento contou com cerca de dez mil pessoas, entre participantes e público, na Avenida Dr. João Rimsa. A mensagem foi passada através de cada pelotão das escolas e entidades, mostrando o que temos de melhor na educação, no esporte e nas artes.

Para o prefeito Jaison Cardoso o desfile foi uma mostra do potencial criativo de Imbituba. “Fiquei muito satisfeito com a qualidade dos trabalhos que vêm sendo desenvolvidos no munícipio, seja nas escolas, creches, secretarias, projetos, programas ou associações. Imbituba tem muitos talentos e estamos muito orgulhosos de poder mostrar, no dia da independência, que nossa cidade tem muito a oferecer”, afirma.

A Secretária de Educação Michela Freitas destacou o empenho de todos na realização do evento. “Toda a equipe da educação está de parabéns, agrademos a todos que participaram e deram o seu melhor para a realização do desfile, inclusive os familiares das crianças que vieram prestigiar, e alguns até desfilar com a gente. Cada pessoa tem o seu papel e é fundamental para o resultado deste trabalho, que é de uma grande equipe”, agradece.

Um dos destaques do desfile foi a Escola Pe. Itamar Luiz da Costa que apresentou o tema “Repensando Valores: Praticando e Cultivando a Paz”, com uma intervenção artística no meio da avenida. Um grupo de alunos pintou na hora e livremente a bandeira do Brasil em óleo sobre tela, passando a mensagem de que arte também é uma maneira de divulgar a mensagem de paz.

Os Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI) trouxeram as lendas e mitos do folclore, com destaque para o CMEI Raios de Sol, que apresentou a lenda do bicho papão, trazendo referências do cinema, e o CMEI Ângela Amin, com a personagem da Cuca, importante no folclore brasileiro sendo mais lembrada pelas histórias do Sítio do Pica-Pau Amarelo de Monteiro Lobato.


Texto: Emanuelle Querino Alves de Aviz

Foto: João Batista Coelho Jr.