Reboque auxiliará pescadores de Imbituba
O Governo de Imbituba, através da Secretaria de Agricultura e Pesca (Seap), assinaram o contrato para a aquisição de um reboque para embarcações artesanais. O ato foi realizado nesta quinta-feira (21) no gabinete do vice-prefeito. O valor a ser repassado para a empresa João de Souza Galego ME, vencedora da licitação, é de R$ 20.400,00. O reboque deverá ser entregue dentro de 30 dias.
De acordo com o vice-prefeito, Elísio Sgrott, trata-se de uma reivindicação antiga da Colônia de Pescadores Z-13 e da Associação de Pescadores da Praia de Imbituba (Porto). “O equipamento permitirá a humanização do trabalho de remoção das embarcações pesqueiras artesanais da água para terra, para os serviços de reforma e manutenção das mesmas, bem como para levar as embarcações da terra para água”, ressalta Elísio.
O Secretário Municipal de Agricultura e Pesca, Evaldo de Souza, frisou que periodicamente a Seap está se estruturando com máquinas e equipamentos em benefício dos agricultores familiares e pescadores artesanais. “Este reboque é mais um equipamento para reforçar a Patrulha Mecanizada Agrícola e Pesqueira”, afirma.
O equipamento deve ter capacidade de 15 toneladas, três eixos, sendo dois traseiros com rodados duplos aro 16”, um dianteiro com aro duplo 16” articulado mecanicamente, para ser rebocado por trator. Deve ser apto para trabalhos dentro e fora da água salgada e pequenos percursos. A armação e os suportes em V para as embarcações deverão ser confeccionados com madeira de primeira qualidade e pintura, de acordo com o contrato.
Estiveram presentes Volnei Silveira, Presidente da Colônia de Pescadores Z-13 e Claiton da Silva, Chefe Departamento da Pesca da Seap.
Texto: Emanuelle Querino Alves de Aviz
Foto: Claudio Moreira Lima