Semana do Folclore integra estudantes em Imbituba
As atividades encerram nesta sexta-feira (22), com um Desfile Folclórico no centro da cidade, com a participação dos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs)
Com o objetivo de manter viva a cultura folclórica açoriana e brasileira a Secretaria de Educação do Governo de Imbituba promoveu a Semana do Folclore em todas as escolas municipais. A cada dia uma das escolas recebia uma turma de visitantes de outra unidade para conhecer exposições e apresentações do tema. Os alunos produziram os materiais e ensaiaram as danças com o apoio dos professores.
De acordo com a secretária Michela Freitas as escolas capricharam e surpreenderam. “É perceptível que cada detalhe foi pensado e feito com muito carinho. Com as visitas de uma escola à outra, além de os alunos terem a oportunidade de fazer novos amigos, eles conhecem diferentes e criativas maneiras de abordar o tema folclore e a diversidade da nossa cultura, o que também é uma responsabilidade da escola”, afirma Michela.
Um dos destaques foi a Bernunça, personagem do Boi de Mamão, reproduzida em tamanho gigante no Portal da Vila, onde funciona a Escola Padre Itamar Luiz da Costa, de Guaiúba. Dentro dela a exposição convidava o visitante a pintar uma tela, responder adivinhações, apreciar o artesanato temático produzido pelos alunos e conhecer mais sobre Saci Pererê, Curupira, Iara, Boto Cor-de-Rosa, etc.
Já na escola José Vanderlei Mayer além de uma apresentação do Boi de Mamão feita pelas próprias crianças, uma exposição mostrava o folclore, inclusive com uma rendeira de bilro trabalhando lá para que as crianças vissem de perto como é feito o trançado. Meninos e meninas rodeavam a rendeira com muita curiosidade.
Desfile Folclórico
A Semana do Folclore encerra nesta sexta-feira (22), com um Desfile Folclórico feito pelos 15 Centros Municipais de Educação Infantil, com o tema folclores e mitos, sendo que as crianças, com idades entre 4 e 5 anos, estarão caracterizadas de Saci, Cuca, Bruxa, Iara, Lobisomem, entre outros.
O Desfile inicia às 14h, com concentração na Avenida Dr. João Rimsa, próximo à praça, passa pelas principais ruas do centro e termina em frente ao Ginásio de Esportes Olivar Francisco. O objetivo é estimular o interesse pelo folclore desde cedo, compartilhando com a comunidade o que está sendo produzido na escola.
Texto e fotos: Emanuelle Querino Alves de Aviz