Jornada Municipal de Educação reflete práticas e saberes

Evento de capacitação e motivação, além de conhecimento, traz também questionamentos sobre a docência

A Secretaria de Educação do Governo de Imbituba está realizando a 1ª Jornada Municipal de Educação. Na manhã desta quarta-feira (23) cerca de 400 professores se reuniram no Paes Leme Esporte Clube – Plec, para refletir sobre o ato de ensinar. O evento que tem como tema “Formação e Reflexão: Repensando Práticas e Saberes” vai até sexta-feira (25). O coral Nota Maior, do programa Mais Educação da Escola Padre Itamar Luiz da Costa, animou a abertura.

Michela Freitas, secretária de Educação, agradeceu ao apoio dos professores, a equipe da secretaria e a presença do prefeito em exercício, Elísio Sgrott, além de estimular os docentes. “Quando eu era criança tive uma professora que não valorizou minha dedicação como aluna e outro professor que me ofereceu onde me espelhar, e foi nele em quem me inspirei a ser professora de Educação Física. Todos nós temos que ter uma motivação para acordar todos os dias e enfrentar os desafios da Educação, que são muitos. Espero que estes três dias reforcem e inspirem a motivação de vocês, pois ela vem de dentro de nós”, incentivou Michela.

A palestra Educação Matemática e Letramento: diálogos e possibilidades questionou o método tradicional de ensino da disciplina. “A matemática que está na escola não é a mesma que circula no mundo. O mesmo aluno que vende picolé e não perde um real do seu troco, pode ser aquele que não consegue resolver o mesmo cálculo simples na sala de aula. O aluno precisa saber ler para interpretar corretamente e resolver os problemas que lhes são apresentados”, afirma o palestrante Dr. Everaldo Silveira.

Na segunda parte da manhã, com o tema Rotina Diária para Estimular o Trabalho Psicomotor, o professor Mestre Philipe Matos destacou a importância da atividade física no desenvolvimento e na aprendizagem, apresentando dados e pesquisas acadêmicas. “Cada vez os espaços estão menores e nossos alunos sendo condicionados a ficarem sempre sentados, comportados, com os estímulos eletrônicos. Mas é preciso que o corpo se movimente, desde as crianças que estão na creche. O estímulo ao movimento precisa ser diário, pois muitos problemas podem ser decorrentes da ociosidade, como a obesidade e as dificuldades de aprendizagem”, explica.

24/07 – Quinta-feira

8h30: Credenciamento

9h: Apresentação Musical do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo – CRAS.

9h20: Palestra “Reflexões Acerca da Transição da Educação Infantil ao Ensino Fundamental: O Percurso Formativo da Criança” com Professor Me. Andrei Alberto Müzel

10h30: Coffee Break

10h45: Debates

11h15: Apresentação de Experiências Pedagógicas com “Apresentação de Experiências Pedagógicas das Salas de AEE”

13h30 horas: Credenciamento

14h: Palestra: “A Construção da Identidade: Uma Missão só da Escola?” com Professora Esp. Selma do Carmo Bührer Cravo

15h45: Coffee Break

16h: Apresentação de Experiências Pedagógicas Escola Municipal Belarminda de Souza Pires: Projeto “Brincar e Recrear” e CMEI Altona: Projeto “Aranha”

25/07 – Sexta-feira

8h30: Credenciamento

9h: Apresentação Cultural Coral UNIEXPERIENCIA

9h20: Palestra: “Ansiedade por sonhos e a facilidade em sabotá-los” com Professora Esp. Bertila Sartoretto Leão

10h45: Coffee Break

11h:  Apresentação de Experiências Pedagógicas CMEI Laura Perfeito: Projeto “Brasileirinho” e Escola Municipal Hermínia de Souza Marques: Projeto “Leitura: Um Mundo de Possibilidades”.

13h: Credenciamento

14h: Palestra:  “Aprendizagem e Alteridade: Desafios Atuais” com Professor Dr. Lourival José Martins Filho

16h: Coquetel de Encerramento

Texto: Emanuelle Querino Alves de Aviz