Diagnóstico de bibliotecas escolares inicia em Imbituba

O diagnóstico dará origem ao projeto piloto de reestruturação a ser implantado em biblioteca escolares da rede pública municipal

 

Com o objetivo de elaborar uma Proposta de Reestruturação das Bibliotecas Escolares de Imbituba, os diagnósticos das reais necessidades destes espaços começam a ser realizados. O trabalho é feito pela coordenadoria do Sistema Municipal de Bibliotecas, Livros, Leitura e Literatura (SMBLLL), através das secretarias de Cultura e Educação do Governo de Imbituba.

A primeira biblioteca será a da Escola Básica Municipal José Vanderlei Mayer, em Vila Nova Alvorada. O diagnóstico é a base para a elaboração da proposta. “Cada unidade escolar tem suas especificidades e cada uma precisa ser diagnosticada dentro do seu contexto. Existem situações que se adequam a todas. Porém apenas com um diagnóstico individual é possível fundamentar tais características”, explica a coordenadora do SMBLLL, Gláucia Maindra. 

O início do trabalho é fundamentado na pesquisa no Projeto Político Pedagógico da escola e na sequência serão aplicadas entrevistas com alunos, professores e comunidade escolar, a fim de mapear a percepção destes sobre os serviços oferecidos pela biblioteca. Esta é a primeira etapa para a proposição de um projeto piloto que contemplará às bibliotecas escolares da rede pública municipal.

O trabalho surgiu através de uma atividade orientada pela professora Dr.ª Gleisy Regina Bóries Fachin do curso de especialização em Gestão de Bibliotecas Escolares da UFSC, ao qual Gláucia é acadêmica. “A oportunidade da especialização foi fundamental para o desafio de assumir a coordenadoria do SMBLLL. Pois, sem a capacitação adequada para atuar com as bibliotecas escolares, corre-se o risco de não compreender as reais necessidades da comunidade”, explica.

O encontro, realizado na Escola Básica Municipal José Vanderlei Mayer, firmou a parceria para o estudo de melhorias. Participaram do encontro a diretora da escola, Raquel Duarte; a responsável pela biblioteca escolar, Ivonete Moraes; a orientadora, Maria Rosimari Garcia de Carvalho e a bibliotecária, Gláucia Maindra. “A sensibilidade e o desejo da equipe pedagógica da escola em receber o estudo foi essencial para a seleção da unidade para o início do projeto”, acrescenta. 

 

 

Texto: Emanuelle Querino Alves de Aviz

Foto: Morgana Marques Miguel