Formatura certifica oito turmas do Pronatec

Os cursos de qualificação profissional preparam para o mercado e transformam vidas

Oito novas turmas dos cursos de qualificação profissional do Programa Nacional de Acesso Técnico e Emprego – Pronatec receberam os certificados se conclusão. Os cursos foram oferecidos pelo Sest/Senat e promovidos pela Secretaria de Assistência Social do Governo de Imbituba. Cerca de cem novos profissionais estão aptos para o trabalho, com os certificados que foram entregues na noite desta quarta-feira (25).

A formatura foi realizada no Ceitec – Centro Integrado de Tecnologia e Qualificação Profissional de Imbituba, local onde foram realizadas as aulas, instalado no Portal da Vila. Os cursos tem a parceria do Sine e do Cras – centro de referencia de assistência social. A gestão do programa é descentralizada e compartilhada entre a União, Estados e Municípios.

Os cursos ofertados pelo Sest/Senat que encerraram as atividades foram inglês, espanhol, eletricista, montador e reparador de computador, operador de empilhadeira, operador de retroescavadeira, auxiliar de RH, assistente de operador de logística portuária e mecânico de automóveis. Cerca de cem alunos concluíram as qualificações

A secretária Selma Elias Westphal valorizou a qualidade do programa. “São cursos de formação inicial e continuada. Dão condições de o aluno se sentir preparado para executar as funções, um curso que corresponde ao mercado de trabalho. Os cursos do Pronatec têm o objetivo de qualificar a nossa população. Terminando um curso pode ser feito outro. Imbituba está se desenvolvendo e precisamos de mão de obra qualificada”, incentivou.

Mudança de vida

Joelma do Nascimento, 35, trabalha como servente merendeira, mas busca o crescimento pessoal e profissional. Ela recebeu o certificado de conclusão de dois cursos: assistente de operador de logística portuária, concluído no ano passado, e auxiliar de recursos humanos. “Os cursos me transformaram. Hoje, além de me sentir motivada a aprender mais, eu sei como funciona o nosso porto, o que é logística de transportes. Antes eu morava aqui e não entendia. O porto está crescendo e eu quero crescer com a minha cidade”, pondera.

Ela ainda frisa que se sente mais preparada para o mercado. “Aprendi a como me comportar e vestir no trabalho, as divisões de funções de uma empresa e a pensar no futuro. Antes eu não tinha nem e-mail e hoje já faço os trabalhos na internet e me sinto integrada”, comemora Joelma que pretende em breve começar o curso de inglês.

Texto e fotos: Emanuelle Querino Alves de Aviz