Feira da Mandioca contou com Cine Cultura
A exibição do documentário Mulheres da Terra foi uma oportunidade de debater o papel da mulher camponesa em Santa Catarina
A XI Feira da Mandioca de Imbituba oportunizou a exibição do documentário Mulheres da Terra, que aborda a temática do trabalho de camponesas de Santa Catarina com a preservação das sementes “crioulas”, aquelas que não têm modificação genética. Cerca de 50 pessoas assistiram ao filme e em seguida debateram o tema e esclareceram dúvidas com a diretora, Marcia Paraiso, que prestigiou o evento.
A noite de sábado (21) foi uma parceria entre a Associação Comunitária Rural de Imbituba (Acordi), a Secretaria de Cultura do Governo de Imbituba, através da Biblioteca Pública Cônego Itamar Luiz da Costa e Miguel von Behr, fotógrafo que colaborou com a realização da sessão, no barracão da Acordi.
O documentário, produzido pela Plural Filmes, mostra que as mulheres camponesas de Santa Catarina têm consciência de que estão em suas mãos muitas possibilidades de colaborar com a preservação da diversidade da alimentação no mundo. Elas conhecem todos os segredos da germinação e do desenvolvimento do alimento.
Para a diretora Marcia “é exatamente a partir deste ponto que elas se lançam num desafio: trabalhar para que as sementes “crioulas” sejam preservadas. Elas respeitam essas sementes como patrimônio da humanidade, por isso entendem que preservá-las é sentir também a energia de uma história guardada há milênios por agricultores familiares, quilombolas e indígenas”, enfatiza.
De acordo com a bibliotecária Gláucia Maindra, na oportunidade a documentarista Marcia Paraiso doou à Biblioteca Pública três filmes de sua direção: “Mulheres da Terra”, “Vaqueiros Encantados” e “Sem Perder a Ternura”. “A presença dela no Cine Cultura enriqueceu a percepção da comunidade que prestigiou o evento e passou a saber um pouco mais sobre a história abordada no documentário. Isso faz com que a magia do cinema permaneça no cotidiano de cada um”, afirma.
Todas as mulheres entrevistadas fazem parte do Movimento de Mulheres Camponesas de Santa Catarina (MMC/SC), que tem o Projeto de Sementes Crioulas como um de seus pilares de luta. “Mulheres da Terra” conta a preocupação universal com o futuro do planeta através das histórias de vida de algumas destas mulheres. Em vivências filmadas no interior dos municípios de Marema, Mondaí, São Miguel do Oeste, Chapecó, Anchieta e Palmitos são evidenciados os traços da feminilidade desta relação.
Ficha técnica
Mulheres da Terra: Direção: Marcia Paraiso | Roteiro e Pesquisa: Marcia Paraiso e Adriane Canan | Diretora Assistente: Adriane Canan | Direção de Fotografia: Anderson Capuano e Kike Kreuger | Assistente de Câmera: Guilherme Britto Fernandes | Produção: Will Martins | Som Direto: Grilo Britto | Produtora: Plural Filmes |Trilha Musical Original: Conrado Pêra | Montagem: Bernardo Garcia e Marcia Paraiso | Edição e Finalização: Bernardo Garcia
Sobre a Feira da Mandioca
Nesta edição o grupo buscou demonstrar a importância da manutenção desse território enquanto patrimônio imaterial e genético. Norteados pelo tema Agroecologia e Comunidades Tradicionais a associação organizou debates com representantes de órgãos governamentais, pesquisadores, lideranças de outros grupos e comunidade em geral para aprofundar as questões que envolvem a regularização do território tradicional e a preservação da sua cultura.
Texto: Emanuelle Querino Alves de Aviz
Fotos: Gláucia Maindra / Miguel von Behr