Feira da Mandioca de Imbituba começa esta semana
Para promover o evento a Acordi promoveu um café de degustação dos produtos oriundos da mandioca
A XI Feira da Mandioca de Imbituba será realizada de 20 a 24 de junho, no barracão da Acordi – Associação Comunitária Rural de Imbituba no bairro Vila Esperança. A feira busca fortalecer, divulgar e dar legitimidade à luta da comunidade em torno da valorização da agricultura e da pesca, além do resgate dos grupos folclóricos. Todos os dias haverá exposição de artesanato e será servida gastronomia típica. A entrada é franca.
Com o objetivo de divulgar o evento a Acordi promoveu na tarde desta segunda-feira (16) um café com degustação de produtos açorianos oriundos da mandioca no hall da Prefeitura Municipal de Imbituba, sendo que todos que passavam pelo local puderam conferir e provar as delícias locais que serão servidas no evento.
“Oferecemos broa, cuscuz, bijus, bijajica, rosca de polvilho, bolo de milho, bolo de aipim com coco e sem coco, além do cafezinho que não pode faltar para acompanhar. A prefeitura, através da Secretaria de Cultura, é parceira do evento, sendo que estamos incluídos na programação de aniversário do município”, afirma Ademir da Rosa da Costa, diretor da Acordi, convidando toda a cidade e vizinhos para prestigiar o evento.
Sobre a Feira da Mandioca
Nesta edição o grupo pretende demonstrar a importância da manutenção desse território enquanto patrimônio imaterial e genético. Norteados pelo tema Agroecologia e Comunidades Tradicionais a associação organizou debates com representantes de órgãos governamentais, pesquisadores, lideranças de outros grupos e comunidade em geral para aprofundar as questões que envolvem a regularização do território tradicional e a preservação da sua cultura.
Programação XI Feira da Mandioca de Imbituba
Local: Barracão da Acordi, Rua Ailton Floriano, localidade de Areais da Ribanceira, bairro Vila Esperança
20/6 Sexta-feira
20h – Abertura oficial do evento
21h – Apresentação de Grupos Folclóricos
21/6 – Sábado
9h30 às 17h – Oficina GT: Comunidades Tradicionais e Agroecologia
19h – Cinecultura
21h – Apresentação de Grupos Folclóricos
22h – Baile
22/6 – Domingo
12h – Almoço no campo
16h – Café na roça
23/6 – Segunda-feira
13h30 às 16h – Comunidade Tradicional dos Areais da Ribanceira e seus processos de regularização fundiária (Incra/ICMBio)
24/6 – Terça-feira
10h às 16h – Troca de ramas e experiências dos agricultores do litoral sul
16h – Café na Roça
17h – Missa Campal
18h – Fogueira de São João
Texto e fotos: Emanuelle Querino Alves de Aviz