Memorial Vila de Sant’Ana está aberto em Imbituba

Exposição que conta a história açoriana em Imbituba estará aberta para visitação até dia 30/6

Conhecer e vivenciar a cultura local é o objetivo da exposição Memorial Vila de Sant’Ana. Organizada pela professora de artes Marli Garcia, através da Secretaria de Educação do Governo de Imbituba, a mostra faz parte da programação do aniversário de 56 anos da cidade. A exposição cultural e educativa está aberta gratuitamente para visitação no Portal da Vila, em Vila Nova, das 9h às 17h, até o dia 30/6.


Mais de 80 peças estão expostas, entre elas miniaturas madeira de utensílios domésticos açorianos, pau de fita, boi de mamão, pilões, cestarias, engenhos, renda de bilro, entre outros. O visitante poderá ver fotos, inclusive o primeiro mapa da região, e conhecer lendas. O trabalho levou três meses para ser montado, incluindo o resgate de peças e restauração, pois algumas têm aproximadamente 200 anos, exigindo cuidado.


Para Marli organizar a exposição significa compartilhar os conhecimentos. “É realizador contribuir com aquilo que você sabe, levar a história e o conhecimento de um povo, trazendo essa cultura para nossos dias atuais. Isso desperta a valorização dos nossos antepassados. Um povo sem cultura é um povo sem memória. Olhando os caminhos do passado, podemos pensar nosso futuro. A exposição permite que todos conheçam e multipliquem o conhecimento, para melhorarmos nosso futuro”, afirma.

 

Sobre Vila de Sant’Ana

 

De 1748 a 1756, em quatro viagens realizadas, chegaram a Santa Catarina 6071 açorianos, começando a colonização – sem esquecer os indígenas, que já se encontravam em nosso território. Os açorianos contribuíram significativamente no nosso modo de ser e viver. A freguesia de Sant’Ana foi fundada 1755. Os açorianos vieram com coisas mínimas e simples, utensílios de trabalho como foice, martelo, enxada, faca, facão, sementes e farinha.


Construíram nosso espaço, tanto na paisagem arquitetônica, como nos hábitos e costumes. Deste modo, podemos perceber a influência açoriana nas brincadeiras, danças, cantares, nos folguedos, na literatura popular escrita e falada, na religiosidade, no folclore, na produção artesanal. Todos muito presentes em nossa história.

 

Serviço

Exposição Memorial Vila de Sant’Ana

Data: até 30/6

Horário: das 9h às 17h

Local: Portal da Vila

 

Texto: Emanuelle Querino Alves de Aviz

Fotos: Claudio Lima